Resenha marisa lajolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha “o que é Literatura?”, de Marisa Lajolo

Resenhado por Carolina Higino da Costa

O que é literatura, de 1982, é um livro introdutório pertencente à Coleção Primeiros Passos, da editora Brasiliense, escrito por Marisa Lajolo que busca em sua extensão definir o conceito de Litetatura. Utilizando uma linguagem simples interagindo com o leitor a autora discute sobre o tema apresentandodiversos fatores que poderão servir para criar o conceito ou apenas integrar o leitor ao tema.
Marisa Lajolo é uma autora paulista, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado. Tendo feito pós-doutorado na Brown University, atualmente é Professora Titular no Departamento de Teoria Literária da Unicamp.
É professora, orientadora, palestrante,pesquisadora e autora de vários livros, entre eles estão: Literatura: Leitores e Leitura (Moderna, 2001) e Descobrindo a literatura (Ática, 2003) os quais também debatem sobre o tema desta resenha.
A autora inicia o livro citando dois autores o sociólogo norte-americano Marshal Mcluhan e o professor Vitor Manuel de Aguiar e Silva. Mcluhan cita que os escritores são “os últimos sobreviventes de umaespécie em extinção” porque segundo ele “já não serve par nada escrever e publicar livros”. Por outro lado o professor Vitor Silva coloca que “a literatura não é um jogo, um passatempo..., mas uma atividade artística que, sob multiformes modulações, tem exprimido, e continua a exprimir, de modo inconfundível, a alegria e a angustia, as certezas e os enigmas do homem...” contrapondo a atividade comouma manifestação artística. Cita ainda que os autores são considerados intelectuais, pensadores e assumem uma posição culta perante a literatura, inserida em uma tradição cultural.
A autora em ponto que todos já se perguntaram sobre o que é literatura. Perguntas permanentes, respostas provisórias, com as quais lidam os intelectuais Mcluhan e Vitos Manuel.
No segundo capitulo a autora trazum questionamento “Será que é errado dizer que literatura é aquilo que cada um de nós considera literatura? Diante de considerações sobre se simples poemas escritos por pessoas desconhecidas seriam considerados literaturas, assim como peças de teatro e romances desconhecidos ou até mesmo textos escritos em muros.
Estes questionamentos sobre ser ou não ser literatura a autora coloca que: “Aresposta é simples. Tudo isso é, não é e pode ser que seja literatura. Depende do ponto de vista, do sentido que a palavra tem para cada um, da situação na qual se discute o que é literatura.”
No terceiro capítulo a autora afirma que é necessário que haja relação entre a obra e o leitor criando uma relação binária entre produtor e consumidor chamado de intercambio social é preciso que alguém aescreva e que outro alguém a leia.
No quarto capítulo Marisa trata a questão da obra “clássica”, considerados como obras produzidas em um determinado período da tradição literária, autores como da Grécia e da Roma, etc., entretanto atualmente o significado de “clássico” esta no juízo de valores. Um juízo que pode ser atribuído tanto para uma partida de futebol como para um livro. Referindo-se alivros pode se conceber que é uma obra definida como uma produção de boa qualidade e excelência.
No quinto capítulo a autora cita que nem do ponto de vista tradicional e acadêmico, literatura tem uma definição. Cita ainda que não existe uma resposta correta, porque a cada tempo, cada grupo social fez a sua definição para literatura e que já houve centenas de tentativas para defini-la utilizandoalguns critérios como o tipo de linguagem e o propósito do escritor, e identificando o que era e o que não era um texto literário.
Marisa cita ainda neste capitulo que “mesmo de uma perspectiva intelectual, as definições propostas para literatura importam menos do que o caminho percorrido para chegar a ela”.
No capítulo seis a autora traz o significado da palavra literatura consultando o...
tracking img