Resenha de filosofia

Capitulo 1
A cultura

Ao observarmos os seres humanos em diferente épocas e culturas, pressupomos que existe uma natureza humana, a mesma em todos os tempos e lugares, epor outro lado, que existe uma diferença de natureza entre homens e mulheres, pobres e ricos, negros e índios, judeus, franceses, ou ingleses. Haveria, assim, uma natureza humana universal e umanatureza humana diferenciada por espécies à maneira da diferença entre varias espécies de plantas ou de animais.
Ou seja, a Natureza teria feito o gênero humano universal e as espécies humanasparticulares, de modo que certos sentimentos, comportamentos, idéias, valores são os mesmos para todo o gênero humano (são naturais para todos os humanos), enquanto outros seriam os mesmos apenas para cadaespécie (ou raça, ou tipo, ou grupo), isto e, para uma espécie determinada.
Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessária e universalmente como efeitode uma causa necessária e universal, ou seja, essa coisa não depende da ação e intenção do ser humano, é por natureza que os homens sentem, pensam e agem. A Natureza teria feito a natureza humanacomo gênero universal e a teria diversificado por espécies naturais.
Há frases que dizemos ou ouvimos em nosso cotidiano e que naturalizam os seres humanos, naturalizam comportamentos, idéias,valores, formas de viver, de agir. Se as examinássemos, veríamos como em cada caso, os fatos desmentes tal naturalização. Os seres humanos variam em conseqüência das condições sociais, econômicas,políticas, históricas em que vivem. Somos seres cuja ação determina o modo de ser, agir, e pensar e que a idéia de um gênero humano natural e de espécies humanas naturais, intemporal e existente em si e porsi, universal , não possui fundamento na realidade, não se sustenta cientificamente, filosoficamente e empiricamente. Porque os seres humanos são culturais ou históricos.
Culto, inculto cultura... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Resenha marilena chaui. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Marilena-Chaui/93316.html

MLA

"Resenha marilena chaui" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Marilena-Chaui/93316.html>.

MLA 7

"Resenha marilena chaui." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Marilena-Chaui/93316.html>.

CHICAGO

"Resenha marilena chaui." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Marilena-Chaui/93316.html.