Resenha marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de filosofia

Capitulo 1
A cultura

Ao observarmos os seres humanos em diferente épocas e culturas, pressupomos que existe uma natureza humana, a mesma em todos os tempos e lugares, e por outro lado, que existe uma diferença de natureza entre homens e mulheres, pobres e ricos, negros e índios, judeus, franceses, ou ingleses. Haveria, assim, uma natureza humana universal e umanatureza humana diferenciada por espécies à maneira da diferença entre varias espécies de plantas ou de animais.
Ou seja, a Natureza teria feito o gênero humano universal e as espécies humanas particulares, de modo que certos sentimentos, comportamentos, idéias, valores são os mesmos para todo o gênero humano (são naturais para todos os humanos), enquanto outros seriam os mesmos apenas para cadaespécie (ou raça, ou tipo, ou grupo), isto e, para uma espécie determinada.
Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessária e universalmente como efeito de uma causa necessária e universal, ou seja, essa coisa não depende da ação e intenção do ser humano, é por natureza que os homens sentem, pensam e agem. A Natureza teria feito a natureza humanacomo gênero universal e a teria diversificado por espécies naturais.
Há frases que dizemos ou ouvimos em nosso cotidiano e que naturalizam os seres humanos, naturalizam comportamentos, idéias, valores, formas de viver, de agir. Se as examinássemos, veríamos como em cada caso, os fatos desmentes tal naturalização. Os seres humanos variam em conseqüência das condições sociais, econômicas,políticas, históricas em que vivem. Somos seres cuja ação determina o modo de ser, agir, e pensar e que a idéia de um gênero humano natural e de espécies humanas naturais, intemporal e existente em si e por si, universal , não possui fundamento na realidade, não se sustenta cientificamente, filosoficamente e empiricamente. Porque os seres humanos são culturais ou históricos.
Culto, inculto culturaMuitas frases que fazem parte do nosso dia-a-dia indicam que empregamos a palavra cultura( ou seus derivados, como culto, inclulto) em sentidos diferentes, é por vezes, contraditórios.
A palavra cultura tem vários significados, posse de certos conhecimentos (línguas, arte, literatura, ser alfabetizado). Nelas fala-se em ter ou não ter cultura, ser ou não ser culto. A posse de cultura é vistacomo algo positivo, enquanto ser inculto é considerado algo negativo.
A palavra cultura possui muitos sentidos, alguns deles contraditórios com outros.
Natureza e cultura
No pensamento ocidental, Natureza possui vários sentidos:
Principio de vida ou principio ativo que anima e movimenta os seres. Trata-se de uma forca espontânea, capaz de gerar e de cuidar de todos os seres por ela criados emovidos. E a substancia (matéria e forma ) dos seres.
Essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessária e universalmente, ou seja, é o conjunto de qualidades, propriedades, e atributos que a definem, e seu caráter ou sua índole inata, espontânea. Aqui, Natureza se opõe as idéias de acidental e de adquirido por costume ou pela relação com as circunstancias.
Organização universa enecessária dos seres segundo uma ordem regida por leis naturais. A Natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressa em leis naturais.
Tudo o que existe no Universo sem a intervenção da vontade e da ação humanas. Opõe-se ao artificial, artefato, artifício, técnico e tecnológico.
Conjunto de tudo quanto existe e é percebido pelos humanos como o meio e o ambiente noqual vivem. É o mundo visível como meio ambiente e como aquilo que existe fora de nós, mesmo que provoque idéias e sentimentos em nós.
Para as ciências contemporâneas, a Natureza não é apenas a realidade externa e observada,percebida diretamente por nós, mas é um campo um de conhecimento construído pelas operações cientificas, um campo objetivo produzido pela atividade do conhecimento,...
tracking img