Resenha Marilda Um Professora Muito Maluquinha

693 palavras 3 páginas
fcjp – faculdade cidade de joão pinheiro
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Thaciane beltrão da silva

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

joão pinheiro
2014
THACIANE BELTRÃO DA SILVA

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

Resenha crítica desenvolvida durante a disciplina de Didática I, como parte da avaliação referente ao 1º bimestre do 3º Período. O objetivo é analisar a didática da Prof.ª Catarina Roque retratado na dramaturgia.

Professor(a): Marilda de Souza Almeida

joão pinheiro
2014
RESENHA CRÍTICA DO FILME “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”.

Catarina Roque: uma didática inovadora, uma professora muito maluquinha

O filme Uma Professora Muito Maluquinha de André Alves Pinto e César Rodrigues, nos leva para o Brasil da década de 40, numa pequena cidade rural de Minas Gerais contagiada de valores familiares tradicionais, que se depara com a chegada de uma bela e jovem professora para lecionar a uma turma na escola primária. Esta irá marcar tudo e todos pela cidade, não só os adultos, mas também as crianças que a admiravam e a viam como um exemplo.
Há no contexto assistido, dois métodos de ensinos: a pedagogia tradicionalista e a pedagogia inovadora ou libertadora. Ambas com papeis totalmente distintos no processo educacional.
Enquanto uma promove a educação repreendedora, impondo os conteúdos, enfatizando a rigorosidade disciplinar e autoridade do professor em sala de aula, com um aluno sem voz e pensamento, a outra traz uma educação aliada ao construtivismo, com alunos conhecedores da própria aprendizagem, interagindo uns com os outros e com o professor, utilizando recursos dinâmicos como o diálogo, a música, aulas expositivas e passeios, propondo práticas lúdicas ao ensinar.
Frente a essa didática inovadora para a sua época, a professora Cate estimulava seus alunos à leitura e a escrita. Utilizava vários métodos criativos durante suas aulas. Na hora de fazer a chamada, pedia às

Relacionados