Resenha ManResenha de Manuel Castells – poder e contrpoder

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014

Para Manuel Castells as relações de poder são essenciais em todas as sociedades. Quem tem poder manipula as instituições em virtude de seus interesses. As instituições que vivemos são, cada vezmais, simples expressões destas relações de poder.
Para o sociólogo espanhol, onde quer que haja poder, haverá resistência a ele. E segue afirmando que o controle da comunicação foi sempre a formafundamental de exercício do poder.
O colega Leandro Cholant argumenta em seu texto que “ aonde houver repressão, sempre vai haver resistência”. Concordo, mas acrescento, ainda, que a resistência nãosurge apenas em meio a repressão, bastando haver uma ideia para a discordância da mesma. É inerente ao ser humano construir ideias novas fomentadas por meio de combativas linhas de pensamento.
Ondequer que haja dominação, haverá resistência a ela. Quem ganha, vai ampliando seu poder nas instituições. Quem contesta e apresenta ideias novas, se tem poder suficiente, vai mudando estasinstituições
O controle da informação e da comunicação foi sempre a forma fundamental de exercício do poder. O controle dos governos, das grandes empresas midiáticas – esta é a forma essencial. E por isso apolítica transformou-se em algo midiático. O que não existe nos meios, não chega aos cidadãos – e, portanto, não existe.
Na medida em que há uma mudança organizativa e tecnológica no entorno dacomunicação, mudam também os processos de comunicação, e como consequência as relações de poder.
A rede virtual gera uma dinâmica que modifica imediatamente as relações de poder na sociedade, começandopor influenciar as mentalidades das pessoas.
Isso permite colocar saídas para a crise da democracia atual. Em todo o mundo, estamos vivendo uma crise muito séria e profunda da democracia.
Acomunicação é fundamental, pois é a base da relação entre poder e contrapoder O direito a comunicação livre e autônoma para todos é um direito tão fundamental quanto a saúde e a educação. Esse direito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha livro Manuel Castells
  • resenha livro manuel castells
  • RESENHA LIVRO “SOCIEDADE EM REDE” DE MANUEL CASTELLS
  • Manuel Castells
  • Resenha “a cultura da virtualidade real – a sociedade interativa” – manuel castells
  • A sociedade em rede” de manuel castells
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede.
  • Bibliografia manuel castells

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!