Resenha manifesto partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 1. ed. Rio Grande do Sul: L&PM, 2000.


Karl Marx, filósofo, historiador, economista e jornalista alemão, nasceu na Prússia em 1818 e morreu em Londres em 1883. Oriundo de uma família de classe média judia, estudo Direito e tornou-se Doutor em Filosofia, pela Universidade de Iena, em 1841. Em 1864, foi co-fundador daAssociação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional, desempenhando importante papel de direção.

Friedrich Engels, protetor e principal colaborador de Karl Marx, primogênito de rico industrial alemão, nasceu em 1820 e morreu em 1895. Impressionado com a miséria dos trabalhadores nas fábricas de sua família, adere às idéias de esquerda e se aproxima de Marx, elaborando comele as teorias da doutrina marxista. Após a morte Marx, escreve a importante obra A origem da família, da propriedade privada e do Estado e completa o segundo e o terceiro volume de O Capital, principal obra teórica do socialismo.
Ambos montaram o fundamento de uma nova teoria, a do socialismo científico, em oposição ao socialismo utópico, e foram indicados pela Liga Comunista, em 1847, aescreverem uma declaração política que serviria de base para a organização da classe operária e que expusesse ao mundo a teoria comunista, então demonizada pelos seus opositores. Publicado em 1848, o manifesto sugere ações para uma revolução socialista através da tomada do poder pelos trabalhadores. Sua importância se deu logo de imediato, sendo publicado em várias línguas. Os autores, entretanto,afirmam que a presente obra poderá ser modificada, em alguns pontos, de acordo com as circunstâncias históricas existentes.
No primeiro capítulo, Burgueses e proletários, os autores definem a história de todas as sociedades como sendo a história das lutas de classes, lembrando a existência inalterável da oposição entre exploradores e explorados. Embora reconhecendo o papel importante daclasse burguesa na suplantação do regime feudal, apontam que houve apenas uma substituição das formas de opressão, simplificando os antagonismos de classe, agora em apenas dois campos adversos: a burguesia (proprietária dos meios de produção social) e o proletariado (trabalhadores assalariados), reduzindo o trabalhador em um simples objeto de trabalho. Com o desenvolvimento tecnológico, o operáriotorna-se uma continuação da máquina, um apêndice, seu custo se reduz, quase exclusivamente ao necessário para sua sobrevivência, diminuindo ainda mais seu salário.
Marx e Engels fazem uma análise histórica da transformação da sociedade através do surgimento de um novo mercado mundial e, consequentemente, a ampliação do comércio, colaborando para o surgimento de uma classe forte, detentorade novas forças produtivas. Essa nova sociedade, tomando por base a Inglaterra, país típico do desenvolvimento econômico da burguesia, obrigaria as outras nações a adotarem essa nova atitude.
No entanto, a burguesia cresce diametralmente em oposição às situações precárias de vida dos trabalhadores, evidenciando uma exploração selvagem. Citam os casos das sociedades anteriores que, pelomenos garantiam as condições de existência do homem como escravos ou servos. Já o operário via sua condição descer cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe. Tomando consciência de sua situação, os operários começam a se reunir em associações, em enfrentamento aos burgueses, porém conquistam apenas pequenas vitórias, temporárias. Com a organização mais ampla do operariado em classe,e de classe em partido político, conseguirão derrotar e eliminar o Estado burguês. Vendo a classe trabalhadora como a classe que traz em si o futuro, segmentos dessa burguesia passam para o lado destes, sobretudo os ideólogos burgueses, como outrora fizeram parte da nobreza em direção à burguesia que surgia. Segundo Marx e Engels, todos os movimentos históricos até o momento tinham sido...
tracking img