Resenha - manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Manifesto do Partido Comunista foi escrito em 1848, pelos autores Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels, os quais se propõe nessa obra explicitar com clareza a luta entre proletariados e burgueses. Para isso, eles dividem a obra em quatro partes, sendo elas: I – Burgueses e Proletários; II – Proletários e Comunistas; III – Literatura Socialista e Comunista; IV – Posição dos Comunistas para comos Diversos Partidos Oposicionistas.
Essa obra tem o objetivo de induzir os proletariados para lutares a favor de seus direitos, procura incitar a luta pela transformação de toda a estrutura da sociedade, através da aplicação sistêmica de um método. A obra também apresenta previsões decorrentes do método histórico.

Para isso ele discorre sobre como a burguesia foi uma classerevolucionária e lutou pela sua hegemonia, fazendo uma breve retrospectiva histórica, analisando pontos como a relação conflituosa existente entre burgueses e proletariados, desmistificando alguns conceitos a cerca do comunismo, explicando o que o comunismo realmente acredita, e apresentando também alguns tipos de socialismo.

O Manifesto Comunista se utiliza de uma linguagem concisa eclara com o objetivo de explicar para os proletários a contradição que existe entre a classe burguesa e a classe dos trabalhadores, buscando fazê-los entender o quão explorado eles são, e mostrando que as coisas podem ser diferentes, caso aja eles consigam se organizar politicamente e se unam para lutar em prol do comunismo.
Inicialmente a obra aqui mencionada faz uma breve respectivahistórica analisando que em todas as sociedades existem pessoas que dominam e outras que são dominadas, havendo sempre conflito de interesses. Como Marx revela: “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes”.

É possível afirmar então que a história de lutas de classes está presente em todas as sociedades, ou seja, sempre há contradições, conflitos, opressores eoprimidos. Na época feudal, a burguesia mostrou sua força, destruiu as relações feudais, introduziu novas formas de produção, lutou por uma centralização política, lutou também por uma moeda única para facilitar suas transações e intensificou a importância do valor de troca. A burguesia se mostrou nesse período uma classe revolucionária, que alcançou os seus objetivos, e entre os seus feitos simplificoutambém a oposições de classes, que a partir de então se tornou: burgueses x proletários. Como afirma Marx e Engels no Manifesto Comunista: “A burguesia desempenhou na história um papel altamente revolucionário”.
A burguesia então estendeu seus mercados para fora da nação, buscou outros lugares para vender produtos, e comprar mão-de-obra e matéria-prima. Novas necessidades começam a sercriadas cada vez mais rápido, as nações ficam dependentes uma das outras, e então a burguesia começa a dominar economicamente e politicamente.
Porém, os burgueses, que um dia foram oprimidos, tornam-se opressores, e à medida que o capitalismo se expande, as contradições se mostram mais visíveis, a pauperização da população aumenta, e os proletariados, os quais tornam-se a nova classeoprimida, tornam-se apenas uma mercadoria para os burgueses, um acessório da máquina. Logo, o trabalho torna-se mortificante e os salários diminuem. Os capitalistas cada vez mais querem extrair mais a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.
Com o advento das máquinas, a força física deixou de ser significativa para a realização do trabalho, com isso, mulheres e crianças também passam a seremexploradas, aumentando o exército industrial de reserva.
Com a expansão do capitalismo e o desenvolvimento das indústrias, os trabalhadores não somente se multiplicam - pois nesse sistema de produção, todas as antigas classes, como camponeses, artesão, pequenos industriais acabam por se tornar proletários, pois aqueles que não detêm os meios de produção, só podem possuir os produtos...
tracking img