Resenha malfeita Elster / Bobbio.

2027 palavras 9 páginas
Nome: Leonardo Cesconetto Rodrigues , 1º N2

Disciplina: Teoria do Estado e Ciência Política

Livros tematizados :Bobbio , Noberto :Dicionário de Política e Estado ; Governo e sociedade.
Elster ,Jon : Peças e Engrenagens das Ciências Sociais e Ulisses Liberto.

Iniciarei a analise com o livro Dicionário de Política e Estado de Noberto Bobbio , mais precisamente no verbete de Ciência Política. Neste verbete o autor divide o termo em dois sentidos : o amplo e o estrito. No denominado sentido amplo tem-se Ciência politica como estudo de fenômenos e estruturas políticas desenvolvido com rigor metodológico. No sentido estrito, tem-se Ciência Política como uma ciência empírica da política , que requer um método específico mesmo dentre as outras ciências empíricas.

Seguindo com o livro , Bobbio enfatiza que a Ciência Política nasceu ao se distanciar dos estudos políticos segundo um ótica tradicional, do institucio-nalismo jurídico e se aproximou de uma ótica mais comportamentalista , individualista de outras ciências sociais.

A Ciência Política trabalha com nove espécies de dados , que são numerados por Karl Deutsch , e são expostos também no livro de Bobbio : elites, opinião de massa, comportamento de voto dos eleitores e dos membros do Parlamento, os chamados dados agregados colhidos nas estatísticas e relevantes para o estudo dos fenômenos políticos, dados históricos, dados fornecidos por outras ciências sociais sobre os efeitos da comunicação, dados secundários, derivados de novos processos analíticos, matemáticos e estatísticos e de programa de computador.

A ciência Política é operada por três "passos": a classificação e formulação de generalizações ; formação de conceitos gerais e a elaboração de leis e teorias , que visam prever eventos .

Apesar da metodologia específica e de toda a elaboração da Ciência Política, Bobbio afirma que o seu objeto de estudo - o indivíduo e sua relação com outros- cria algumas dificuldades de

Relacionados

  • arquivos
    224439 palavras | 898 páginas