Resenha: machline, claude, «evolução da administração da produção no brasil», revista de administração de empresas, mai/jun 1994, p. 91-101.

1110 palavras 5 páginas
Faculdade Decison de Negócios – FGV
ADMINISTRAÇÃO – 5 semestre 2012/01
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS

Professor: Fábio Maia
Aluna: Isabel Corazon

Resenha:

Machline, Claude, «Evolução da Administração da Produção no Brasil», Revista de Administração de Empresas, Mai/Jun 1994, p. 91-101.

O artigo EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÂO DA PRODUÇÃO NO BRASIL, escrito por Claude Machline, descreve as mudanças ocorridas na Administração da Produção nas últimas décadas no país, indica como foi a adaptação das nossas empresas nesse processo e debate o futuro e novos desafios que serão enfrentados. Em um breve resumo, Machline descreve o início da história da administração e da indústria nacional, começando com a Escola Científica de F.W. Tayolor que enfatizava a eficiência fabril através da análise do trabalho, tempo e métodos (hoje denominada Engenharia Industrial) com motivação monetária. Descreve também a Escola Clássica, que juntava as idéias de Fayol e Weber em padronizar atividades. A Escola de Relações Humanas por sua vez, era contrária as anteriores, pois ao invés de hierarquia sugeria maior interesse pelo ser humano e uso de incentivos não monetários. Após a segunda Guerra Mundial então surge a Escola de Sistemas que utilizava o computador como ferramenta para pesquisas operacionais. Foi nesse período que o Brasil implementou suas primeiras indústrias, de nível tecnológico relativamente simples. Durante as duas grandes guerras, o país perdeu seus fornecedores dos setores alimentício, têxtil, mecânico e outros e teve que começar a produzir seus bens. A preocupação primeira dessas fábricas foi a conquista do mercado, aquisição de equipamentos e o domínio da tecnologia disponível. Engenheiros acabavam que tendo que administrar essas indústrias mesmo que sem nenhum conhecimento administrativo. Nos anos 50 foi quando as primeiras Faculdades de Administração foram criadas. Após isso foi quando uma nova era foi lançada com o surgimento da

Relacionados