Resenha - lutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS – ESEFFEGO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LUTAS II – PROFº RUY GUILHERME

JÉSSICA GARCIA ARAÚJO

HAGAKURE - O LIVRO DO SAMURAI
YAMAMOTO TSUNETOMO

GOIÂNIA
2012
RESENHA CRÍTICA

Introdução

O livro do Samurai é uma compilação das filosofias de Yamamoto Tsunemoto, um vassalode Nabeshima Mitsushige, o terceiro senhor do feudo Nabeshima, origens do Sensei Jorge Kishikawa, sendo o mais importante sobre a essência do samurai.
Seus preceitos são à base do espírito do guerreiro, onde comenta tudo sobre como ser um guerreiro. Seu foco principal não é apenas sobre a cultura japonesa, mas sim sobre o autoconhecimento e gestão de negócios para executivos, sendo que adisciplina é a base da vitória.
O livro possui diálogos curtos e abrange todo o pensamento e o código de conduta de um guerreiro, cuja o objetivo é chegar ao verdadeiro espírito de Bushidõ - o Caminho do Guerreiro. Apresenta também uma forte moralidade e dignidade na atitude do vassalo que serve seu senhor de corpo e alma. Ou seja, o vassalo deve servir de igual maneira em sua vida ou morte e tantovida e morte são vergonhosas se não forem para benefício de seu senhor.
O livro traz a representação do samurai sendo aquele que se tornou inteiro, completo para melhor servir. A filosofia apresentada pelo autor é distante da prática e da racionalidade comuns, afirmando que a intuição nos leva para a verdade. Traz o questionamento sobre o momento presente, onde estamos agora, ou seja, uma busca peloequilíbrio com o mundo que nos rodeia e como interagimos com este mundo, relegando questões como a efemeridade do tempo.
Este trabalho representa uma atitude distante de nosso pragmatismo moderno e materialismo, e possui uma interface intuitiva, em vez de apelo racional em sua afirmação de que o Bushido é uma maneira de morrer, e que só retentor de um samurai preparado e disposto a morrer aqualquer momento pode ser totalmente fiel ao seu senhor.
O livro é considerável não tanto pela suas filosofia, os quais dissertam desde assuntos profundos até mundanos passando por absurdos, mas pelo contexto histórico em que ele foi escrito. No ano em que Mitsushige faleceu, em maio de 1700, o Japão havia completado exatamente 100 anos de paz.
Diante disso podemos definir samurai como um guerreirodo Japão feudal fanaticamente obcecado com honra e pronto para dar a vida pelo seu senhor.
A filosofia do Hagakure é uma típica fusão entre o Zen e o Confucionismo, durante o período Edo (1600-1868). Este sistema social único foi promulgado pelo Shogunato Tokugawa, já que a ênfase confucionista em adoração aos antepassados junto com o budismo fortaleceu a ideia de status que no conceito dosistema de classes feudais, como a devoção filial e o respeito à profissão.
Portanto, a ideia de que filhos de fazendeiros deveriam ser fazendeiros e de que filhos de samurais deveriam ser samurais foi fortalecida, protestar sobre a sua própria posição seria desrespeitar os próprios pais e infringir a lei era algo que trazia uma vergonha insuportável para todos, sua família e conhecidos.
Ainda queo Japão esteja se tornando cada vez mais ocidentalizado nos últimos tempos, as regras do Shogunato de 268 anos ainda tem forte influência no comportamento japonês.
Em geral o livro traz alguns ensinamentos importantes para a vida. Hagakure fala que ter apenas sabedoria e talento não conta muito; que os hábitos de um tolo dificilmente mudam para o altruísmo; que um samurai sem um grupo e semcavalo não é considerado um samurai; que um homem existe apenas por uma geração, enquanto seu sobrenome dura até o fim dos tempos; que não há mais nada do que o propósito do momento presente; que a vida inteira de um homem é feita de uma sucessão de momento (se a pessoa entende completamente o momento presente, não haverá mais nada a fazer, e mais nada para se alcançar); que em todas as negociações,...
tracking img