RESENHA: LIXO EXTRAORDINÁRIO - João Jardim e Vik Muniz - Jardim Gramacho.

1146 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Curso: Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários

Aluna: JOYCE CLÍMACO

Professora: Cláudia

RESENHA: LIXO EXTRAORDINÁRIO - João Jardim e Vik Muniz - Jardim Gramacho.

Filmado ao longo de dois anos, 'Lixo Extraordinário' acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo - o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, procura revelar o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antes da visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa, Devem ser as pessoas mais rudes em que possamos pensar. São viciados. É o fim da linha. Dê uma olhada na geografia da área(...) É pra onde vai tudo que não é bom. Incluindo as pessoas, chegando ao aterro Jardim Gramacho, Vik e seu companheiro Fábio são recebidos pelo administrador do aterro. Um dado interessante fornecido por ele era a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis efetuadas pelos catadores, isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva.

As dimensões do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Todo resíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço com incontáveis urubus. A estrutura irregular na disposição de lixo é notável, a falta de procedimentos de segurança e proteção ambiental é característica de um lixão, diferente de um aterro

Relacionados