Resenha Livro CORPO, TEMPO E ENVELHECIMENTO

562 palavras 3 páginas
Resenha Livro CORPO, TEMPO E ENVELHECIMENTO
Referências:
• GOLDFARB, DELIA CATULLO. O SUJEITO DO ENVELHECIMENTO. In: GOLDFARB, DELIA CATULLO Corpo, tempo e envelhecimento
. SÃO PAULO: Ed. Casa do Psicólogo, 1998Autora
Psicanalista e gerontóloga, mestre em Psicologia pela PUC-SP e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora de Psicogerontologia na PUC-SP e diretora da GER-AÇÕES Associação de Pesquisas e Ações em Gerontologia.
É autora de Corpo, tempo e envelhecimento (Casa do Psicólogo, 1998, disponível na internet) e Demências(Casa do Psicólogo, 2004).
.Fundadora da Associação GER-AÇÕES de pesquisa e ações em gerontologia. Estudou na UNLP, PUC (mestrado) e USP (doutorado). Ha mas de 20 anos trabalha com idoso especialmente com orientação a famílias de idosos fragilizados ou dependentes.
Resenha
Ela faz diversas citações como as de Freud referente a Psicanalise e como a psicanálise e encarada na velhice ,e como as Publicações nessa área são escassas e Freud se mostra contrario ao seu uso em pacientes de idade avançada. Porém Karl Abraham quem mais contribuiu a uma melhor compreensão desta questão. Seu trabalho se caracterizava por um agudo rigor teórico baseado em uma rica experiência clínica.
“O prognóstico é mais favorável se a neurose apareceu com toda sua gravidade bem após a puberdade e se o paciente conseguiu desfrutar de alguns anos de atividade sexual próxima à normal e de um período de atividade social útil. Os casos desfavoráveis são aqueles em que ocorreu na infância uma neurose obsessiva etc, e como nos casos já mencionados, aqueles que não conseguiram uma atividade próxima do normal”; e afirma: “São da mesma forma estes os casos em que a psicanálise fracassa também com pacientes mais jovens” (citado por
Krassoievitch, 1993, pág 69).
Em sua apresentação da sua Obra ela conclui dizendo “Esse trabalho pretende dar uma contribuição à compreensão das questões do

Relacionados

  • Igualdade entre individuos
    74522 palavras | 299 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • 7 Guilhardi J
    231059 palavras | 925 páginas
  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas