Resenha livro o que é educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro “O que é Educação” – Carlos Rodrigues Brandão

Cap. 1 – Educação? Educações: aprender com os índios

“Ninguém escapa da educação”. É com essa afirmação que Carlos Rodrigues Brandão começa a expor suas idéias sobre educação. Neste capítulo o autor apresenta a idéia que a educação está presente em toda a parte: em casa, na rua, na igreja, na escola. Não existe um modelo únicode educação, a escola não é o único lugar em que ela acontece e o professor não é o seu único praticante. Brandão aponta que a educação é uma invenção social, com duplo caráter, a mesma educação que pode ensinar, pode também deseducar, e que a educação ideal de um povo, pode não ser para outro. Um exemplo bem claro citado pelo autor, é um trecho de uma carta que um índio americano escreveu para oscolonizadores que ofereciam uma educação, para seus filhos. O índio agradecia porém dispensava a ajuda argumentando que a educação dos colonizadores não correspondia à realidade que eles precisavam para os homens da aldeia, pois não serviriam como guerreiros, caçadores ou conselheiros tornando-se inúteis.
Concluímos que a educação existe no imaginário das pessoas e grupos sociais para transformaros indivíduos no que se acredita ser o ideal. Eis o porque do subtítulo trazer a idéia de “educações”, no plural.

Cap. 2 – Quando a escola é a aldeia

A educação acontece em lugares onde ainda não foi criado qualquer modelo de ensino formal, no caso a escola. Nestes casos, a transferência do saber acontece de uma geração para a outra. Segundo Émile Durkheim, quando a aldeia é a escola, “nãohá mestres determinados nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciões e pelo conjunto das gerações anteriores.” Nesse sentido, toda a educação, envolve situações pedagógicas interpessoais, na família ou comunidade, ou seja, os que sabem ensinam e os que não sabem olham, imitam e aprendem na prática, para as próprias atividades daaldeia. Um fato relevante é que eles não utilizavam a palavra “educação” para designar essa forma de transmitir o conhecimento. Tal prática era considerada uma espécie de ritual de passagem da infância para a maioridade, envolvendo não somente o aprendizado de práticas necessárias ao cotidiano ( como por exemplo: caçar, construir o arco e a flecha) mas sim, “a aquisição de sentimentos e disposiçõesemocionais que regulam a conduta dos membros da tribo e constituem o corpo de regras sociais de moralidade”.

Cap. 3- Então, surge a escola..

A partir do momento que em numa sociedade ocorre a divisão de funções, inevitavelmente se inicia uma desigualdade social, incluindo o campo da educação, as pessoas começam a ter diferentes acessos a educação, de acordo com a sua categoria de sujeito (rei,sacerdote, guerreiro, professor e lavrador). Isso se dá pela falta de uma intervenção estatal, onde todos cumprem o papel de “educadores”, não havendo o ensino praticado de modo formal.

Cap. 4 - Pedagogos, Mestres – Escola e Sofistas

Da maneira como conhecemos hoje, o sistema de ensino teve origem na Grécia e em Roma. Na Grécia antiga, durante determinado período, a educação se restringiasomente aos nobres. Existiam os mestres-escola e os artesões professores, estes, preocupados somente com a instrução voltada para o trabalho de comandar, portanto a priorização do físico. Em contraposto os escravos pedagogos, eram educadores muito mais que os mestres, pois conviviam diretamente com as crianças e os adolescentes e priorizavam a “educação para a vida e o poder que determina a vidasocial”.
Na mesma época, surge uma classe de filósofos denominados Sofistas, que apresentam a idéia de que a educação não é apenas para o corpo, mas também para a mente e cultura do povo.
O autor finaliza o capítulo demonstrando o que os gregos quiseram ensinar: “A educação do homem existe por toda a parte e, muito mais do que a escola, é o resultado da ação de todo o meio sociocultural sobre os...
tracking img