Resenha livro a moda erika palomino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Livro A Moda, mostra a evolução da indumentária, e, além disso, também mostra alguns conceitos como Ready to wear ou prêt–à-porter, alta costura e streetwear. Conta os principais fatos dessesconceitos durante o tempo e pessoas de grande importância que fizeram parte de cada um deles.
Outro ponto importante é como a moda começou a ser valorizada no Brasil na década de noventa.
O livro mostraque a moda é o reflexo da sociedade, e além da evolução, mostra como a moda surgiu e a importância que ela teve e tem na sociedade.
A palavra moda é originada do latim e significa maneira, modo. Essetermo surgiu no fim da idade média, na Borgonha, quando os burgueses copiavam as roupas dos nobres para tentar ser como eles, e os nobres para não permanecerem vestidos iguais a uma classe abaixo adeles, modificavam suas vestimentas. E assim esse ciclo continuou, sempre renovando a moda.
Mudanças e aperfeiçoamentos sempre ocorrerão na moda, pois esse é o sentido dela. Mas além de roupas, a modanos ajuda a entender os acontecimentos de vários períodos. Sempre existe uma razão para alguém usar um determinado tipo de vestimenta.
As mulheres e os Homens usaram os mesmos tecidos até o séculoXIX, já que o grupo feminino começou a se desenvolver mais do que o masculino, em questão da vestimenta.

Muitas pessoas não identificam-se com a moda, mas ao ter essa atitude ignoram a importânciaque ela tem, e o manifesto diário que fazem ao vestir uma roupa. Esse preconceito dá-se por ela mudar a cada seis meses, mas principalmente por parecer um mundo somente para a elite, o que causa raivaem quem não se encaixa nessa escala social. Mas estes esquecem que existem outros manifestos de moda, como a dos guetos, streetwear, etc.
Dentro do mundo Fashion existem subgrupos que são a altacostura, prêt-à-porter e streetwear.
A Alta costura foi criada em Paris, quando Charles Worth é nomeado pela imperatriz Eugênia para ser estilista imperial.
O Brasil não possui alta costura pois é...
tracking img