Resenha livro THE SCIENTIFC BASIS OF ILLUMINATING ENGINEERING

470 palavras 2 páginas
THE SCIENTIFC BASIS OF ILLUMINATING ENGINEERING

A luz é uma radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual que varia de acordo com o comprimento de onda e de acordo com a luminosidade.

A unidade de medida usada nos dias de hoje para o fluxo luminoso é o Lumen (lm), o fluxo luminoso é a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa ou fonte de luz que pode produzir estímulo visual. Estes comprimentos de onda estão compreendidos entre 380 a 780 nm. Sua unidade é o lumen (lm). Para aferir quantos lumens são emitidos por uma fonte luminosa, é preciso medir nas direções onde se deseja esta informação, já que a fonte luminosa quase nunca irradia luz uniformemente em todas as direções. O fluxo luminoso é também muito utilizado em astronomia, já que é uma importante informação sobre as estrelas.

Usando esse conceito, pode-se descobrir a temperatura da estrela, seu raio, sua distância à Terra, entre outras características.

Porém em seu livro, Parry Moon Parry Moon (1898-1988) engenheiro elétrico e professor do MIT, em seu livro the Scientific Basis of Illuminating Engineering em 1936 propôs a tese que se troca-se o emprego da unidade Lúmen para a unidade watt-luminoso, um watt-luminoso representa hoje o valor do coeficiente Km, isto é, 683 lumens, a radiação visível que é percebida pelo olho humano é o resultado do produto da potencia na faixa de radiação visível pelo valor da eficácia luminosa espectral, ou seja, 52,85 x 0,757 = 40 watts luminosos.

As medições da energia radiante são realizadas em laboratórios específicos para tal fim. Os intervalos das medições são definidos com o grau de precisão desejado, através do emprego de um espectro radiômetro. Os valores podem ser discretos e definidos em uma faixa muito estreita, concentrada em 1nm, um conjunto de medições para diferentes comprimentos de onda constitui o espectro de linha, caso as medições sejam realizadas ao longo de todo o espectro contínuo.
As

Relacionados