Resenha: livro questoes de arte - cristina costa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIRON
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISICIPLINA : METODOLOGIA CIENTÍFICA -
DOCENTE: Profa. Ms Helena Zoraide Pelacani Almada


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A parte mais complexa de um Projeto de Pesquisa é a especificação da metodologia a ser adotada. Nela consideram-se os seguintes itens:

a. Tipo de Delineamento: PesquisaQuantitativa ou Qualitativa
b. Tipo de pesquisa
c. Operacionalização das variáveis
d. Técnica de Coleta de dados
e. Tabulação
f. Análise dos dados
g. Forma do relatório

Formas de Abordagens ou Tipo de Delineamento: Pesquisa Quantitativa e pesquisa Qualitativa

➢ A pesquisa Quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o quesignifica traduzir em número opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão entre outros).
➢ Ex: qual o índice de insônia entre os acadêmicos do curso de arquitetura?
➢ A pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre omundo real e o sujeito, isto é, vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa.
Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é oinstrumento chave.
Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.
É apropriada para estudos cuja intenção é construir programas de intervenção.

Tipo de Pesquisa:


Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação serão apresentadas a seguir:

Do ponto de vista da sua natureza,pode ser:
• Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.


• Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

Do ponto de vista de seus objetivos (Gil, 1991) pode ser:• Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torna-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.


•Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

• Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991), pode ser:
• Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituídoprincipalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.


• Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

• Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação...
tracking img