Resenha livro oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro: A Estratégia do Oceano Azul.

O livro trata-se de como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Resgata a idéia de que o seu modelo denegócio pode não ser só pioneiro como também você mesmo pode fazer a formulação do seu marketing, criando um diferencial que é ao mesmo tempo exótico e funcional. Essa idéia de “próprio marketing” setorna impraticável pela concorrência para competir pelo mesmo mercado. A grande questão é: como as empresas podem buscar espaços no mercado. O livro traz um conjunto de soluções para isso que seresume em explorar novos mercados, os “oceanos azuis”. Enquanto as outras empresas se digladiam por clientes com ofertas muito parecidas, a guerra da defesa e conquista de market share é chamada de“oceano vermelho”.
O mercado do “oceano vermelho” tem seus princípios sob forte influencia de estratégias militares, isto significa que a empresa deve enfrentar um adversário (concorrente) ecombatê-lo para a conquista de um determinado mercado limitado e constante, portanto concentrar-se neste oceano é aceitar os principais fatores restritivos da guerra.
Para construir umo “oceano azul” é necessário a busca simultânea da diferenciação e do custo baixo, buscando quais itens de custo não agregam valor para determinados nichos de mercados e eliminando-os, isso permitiraa redução de custos sem perda do valor recebido. No livro os autores citam o exemplo de case da Southwest Airlines que iniciou o modelo de negócios das baixas tarifas de passagens aéreas, inspiradasnesse modelo de negocio temos as brasileiras GOL e BRA. A Southwest se preocupa não apenas em oferecer um preço mais baixo, também se preocupa com a pontualidade, a rápida solução de problemas e asimpatia.
As empresas que buscam os “oceanos azuis” não tomam o concorrente como paradigma, em vez disso, elas adotam uma lógica estratégica conhecida como Inovação de Valor – atribuir...
tracking img