Resenha livro lino castelani

264 palavras 2 páginas
Educação Física no Brasil : A História que não se conta

Introdução

Educação Física no Brasil: A História que não se conta, 9ª Edição, obra de Castellani Filho, Lino. Pela Papirus Editora, publicado em 2003, composto por 224 paginas e três capítulos.
A obra de Castellani Filho, professor doutor, autor de livros que são referências para docentes e estudantes da área de Educação Física.

Resenha
Através da obra o autor expõe relatos e depoimentos visto em plano educacional mais amplo a partir do final do século XIX e início do século XX.
A Educação Física no Brasil respondeu as necessidades na sociedade em diferentes momentos históricos, a influência sofrida das instituições militares, mulheres que eram conhecidas somente como donas de casas e não sendo admissível uma mulher independente e da categoria profissional dos médicos. Colocando em foco a necessidade da mudança nesse ramo, O controle familiar por parte dos higienistas e amantes da educação física, inseriu-se , portando na política populacionista elaborada pelo o estado nacional , com a vista de tentar criar uma população racial e social”.
A Educação Física foi muito utilizada pelos militares, currículos escolares sendo obrigatório nos cursos primários e secundários.
Muitos lutaram para que a Educação Física fosse reconhecida pela a sociedade, até que por fim após muitas lutas a Educação Física passou a ser vista como prática educativa.

Conclusão

O livro da visão de que desde aquela época a Educação Física passa por transformações e lutas que profissionais e estudantes da área devem atuar firme para qualificar a profissão de determinada forma que a sociedade consiga ter uma visão justa.

Relacionados

  • 245379
    22449 palavras | 90 páginas