Resenha livro decifrando a terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As bacias intercontinentais mesmo possuindo grandes províncias sedimentares ainda não podem ser consideradas como grandes repositores de riquezas minerais e de energia.

Uma grande significativa dessas bacias que se localizam no continente sul-americano esta preservada e dividida em cinco bacias individuais, quatro que estão localizadas no Brasil e que recebem os seus nomes após longos riosfluírem ao longo do seu eixo principal, os nomes são: Bacia do Solimões, Bacia do Paraná, Bacia do Amazonas e Bacia do Parnaíba,

A quinta e última bacia, Chaco-Paraná, se localiza na Argentina e fica na área plana sub-Andina que fica ao oeste do continente.

Essas bacias juntas podem chegar a medir 3.200.000 km² e são constituintes da massa do continente sul-americano.

A Bacia doSolimões que se localiza no meio da floresta Amazônica, mede em torno de 600.000km², porém desta área apenas 1\3 não corresponde a região de estratos paleozóicos, pois é uma área tomada de areias que variam de idade que variam entre Cretáceo e Recente. A Bacia do Solimões, juntamente com a Bacia do Amazonas, formam uma bacia interior que mede em torno de 2500 km de largura, 500km de amplitude e 5000mde profundidade. Dentro da bacia do Solimões, uma certa estrutura que é elevada no terreno, divide a bacia em duas sub-bacias. Na parte oriental da bacia do Solimões encontra-se a sub-bacia do Juruá com rochas sedimentares que podem chegar até 3800m de espessura e que podem reter a maioria da parte de hidrocarbonetos.

Ainda na Bacia do Solimões o sistema petrolífero possui algumas rochasfontes Jandiatuba, Jaraqui e Ueré, que podem atingir até 50m de espessura ate mesmo 8% de Carbono Orgânico Total.

A rocha fonte possui seu grau de maturação muito sensível quanto a presença e proximidade de corpos intrusivos e então isto é o fator principal para a exploração desta área.

As trapas que hoje se encontram no local foram formadas durante um evento tectônico de tensionamento entreo período jurássico e cretáceo.

A bacia do Amazonas que cobre grande parte do norte do Brasil possui seus estratos mais ao norte, sobre o escudo da Guyanas e ao sul sob o escudo central do Brasil. No oeste a bacia do amazonas é separada da Bacia do Solimões, por conta do arco Purus.

A Bacia do Amazonas é constituída de rochas ígneas e rochas metamórficas e algumas rochas sedimentarescom origens lacustre, aluvial e fluvial e que geralmente ocorrem na porção oeste.

A tabela estigráfica dessa bacia é composta por 3 super-sequencias que possui sedimentos clásticos depositados desde o perído Cretáceo até o recente. Uma dessas seqüências, a Ordoviciano-Devoniano, também conhecida como Trombetas é composta de folhelhos marinhos, arenito e diamictitos. Uma segunda seqüência, aDevoniano-Carbonífero é composta por sedimentos dos grupos Urupadi e Curuá, e essa seqüência pode incluir arenitos costeiros e folhelhos de mar raso, e que são seguidos por 250m de espessura de um outro folhelho preto que é considerado com o máximo de registro de condições paleo-batimétricas de toda história da bacia. A ultima seqüência, denominado de Carbonífero-Permiano ou Tapajós é composta de umacamada de arenitos eólicos que é coberta por uma camada de carbonatos e evaporitos, com arenitos e folhelhos que podem alcançar até 1600m de espessura.. Em questão de rochas fontes e rochas selantes, a bacia do amazonas é muito comparada com a Bacia do solimões, porém na bacia do amazonas foi encontrado gás em arenitos lenticulares. Outra diferença pode aparecer em relação a maturação da matériaorgânica.

A terceira Bacia, a Bacia da Parnaíba fica localizada na parte oeste da região nordeste do Brasil ocupando uma área de até 600.000 km². Esta bacia é uma depressão circular na qual se possui uma seção sedimentar de aproximadamente 3500m de espessura a partir do depocentro e possui uma moldura de um cinturão não contínuo de afloramentos que faz com que ela forneça excelentes...
tracking img