Resenha livro 1984 george orwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em torno de quê essa história se constrói? (Quais são os temas centrais da história?)
A história se constrói em torno de uma sociedade fictícia do futuro quevive um regime totalitário e autoritário. Há uma “polícia do pensamento” que é responsável por vigiar o que as pessoas estavam falando e quando alguém falava algocontrário ao sistema, eles a matavam e apagavam qualquer vestígio dela. O Grande Irmão (Big Brother) é uma entidade que controla todo este sistema, e que apesar deninguém saber o que ou quem é, tem todas as suas vontades respeitadas. A frase central do livro ‘’The Big Brother is watching you’’ (o Grande Irmão está tevigiando) expressa o autoritarismo vivido nesta história.


2- Analise o papel dos reality shows (BBB, A Fazenda, Ídolos, etc) à luz das questões abordadas nolivro.
Assim como na história, as pessoas são controladas por um sistema totalitário. O nome Big Brother foi adotado por um programa de televisão que agesemelhantemente à história do livro. Para vigiar e controlar ainda mais as pessoas existem teletelas (câmeras) em cada residência que reportam o que está acontecendo à umaentidade maior. E qualquer indicio de pensamento que fugisse ao regime era devidamente punido, ou seja, é como se de fato O Grande Irmão estivesse te vigiando otempo todo.


3- Qual é a questão mais grave denunciada pelo autor e como reagir à ela?

O autor critica regimes totalitários, a falta de liberdade daspessoas nesse tipo de sistema, a falta de liberdade de expressão nos veículos de comunicação e na imprensa. Não devemos abaixar a cabeça a esses tipos de situações
tracking img