Resenha : LIMA,F.R. A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO FORMA DE POSSIBILITAR UM MAIOR E MELHOR ACESSO A JUSTIÇA PELOS CIDADÃOS DE BAIXA INSTRUÇÃO

619 palavras 3 páginas
RESENHA: FACILITAÇÃO DA LINGUAGEM NO MEIO JURÍDICO

LIMA,F.R. A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO FORMA DE POSSIBILITAR UM MAIOR E MELHOR ACESSO A JUSTIÇA PELOS CIDADÃOS DE BAIXA INSTRUÇÃO. Disponível em: < www.trabalhosfeitos.com > Acesso em:
09/04/2014

O artigo científico a ser resenhado foi escrito por Raimundo Ferreira de Lima, graduando em Direito na Universidade Estadual da Paraíba, ele mostra o seu interesse na simplificação da linguagem que situa no meio Jurídico, preocupando-se assim que a linguagem seja compreensiva para todas as pessoas, pessoas essas que não atuam em um meio Jurídico.
Sabemos que o intuito da linguagem no mundo é comunicar e informar, mas há casos onde não ocorre essa comunicação, um exemplo disso seria a linguagem Jurídica, onde as pessoas que atuam nesse meio comunicam-se tanto na escrita e na oralidade de uma forma complicada, que para alguns é incompreensível. Os termos Jurídicos acabam se tornando um código para os leigos, onde se precisam traduzir as expressões usadas pela a Justiça.
Podemos assim chamar esse tipo de linguagem de Juridiquês, onde é o uso de um português complicado, de expressões pedantes, ou seja, uma linguagem exibindo conhecimento. Isso ocorre no Direito, porque o Direito é uma ciência que mantem muitas formalidades, por conta de suas tradições, e é claro para sociedade que o meio Jurídico representa um extremo espaço de poder. Em razão disto, o mundo Jurídico prestigia um vocabulário mais especializado.
Em um texto o importante não é sofisticação da linguagem, mas sim a clareza, e precisão que o mesmo venha apresentar, organizados em um raciocínio logico. Em recusa ao Jurídiquês, deve-se assim expressar ideias, com menos termos Jurídicos afim de tornar mais acessível o entendimento da linguagem Jurídica, pois para muitos, a ideia de falar bem é sinônimo de falar difícil, de acordo com essa afirmação, aqueles se expressão de forma mais redundante e complicada são considerados mais

Relacionados