Resenha liderança e motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB

Curso: Psicologia 8º semestre (noturno)
Disciplina: Dinâmica de Grupo

Professora: Lacy

Aluna: Meg Gomes Martins

RA: 960607/6

LIDERANÇA

Considera-se, atualmente, que o alto nível de eficiência de um grupo está relacionado não apenas à apresentação de bons líderes mas também à natureza da liderança
Pesquisadorescomo Kahn e Katz concluíram com estudos que supervisores dos grupos mais eficientes eram mais capazes de desempenhar papéis diferenciados do que os de grupos menos eficientes; os melhores supervisores delegavam mais autoridades aos outros do grupo, faziam menos supervisão e davam mais apoio e ainda desenvolviam mais coesão que os supervisores dos grupos piores. Esta íntima relação entre liderançae eficiência do grupo também foi acentuada por Likert: "cria uma boa equipe de trabalho quem tem uma atmosfera cooperativa, amistosa e grande lealdade do grupo". Para isso o grupo de trabalho estabelece objetivos específicos e, regularmente avalia os avanços.
A partir de pesquisas como as de Fiedler, que verificava que a natureza específica do grupo influi na maneira de exercer aliderança, foram obtidos muitos fatos a respeito da relação entre liderança e realização do grupo. Primeiramente as discussões sobre a natureza da liderança tendiam para confundir suposições sobre o que deve ser a liderança com questões orientadas para a pesquisa sobre o que provoca o que. Ultimamente é que a pesquisa sobre liderança se interessou pela relação de causa-efeito, sem considerar suasignificação ideológica ou aplicação prática imediata.
Quanto à definição de líder e liderança, para alguns , a liderança é característica de um grupo, enquanto para outros é característica do indivíduo. Para os que acentuam o grupo, liderança é prestígio, para os que acentuam o indivíduo, a liderança significa posse de algumas características de personalidade como domínio, controle do ego,agressividade ou libertação de tendências paranóicas. Há uma grande dificuldade de encontrar apenas um sentido para o termo líder, aceitável para todos. Raramente os valores podem ser inteiramente afastados, porque qualquer avaliação da qualidade da realização do grupo exige julgamento sobre os estados desejáveis do grupo.
Para alguns , a realização refere-se à produção do grupo; paraoutros designa a eficiência das operações do grupo, para outros ainda refere-se aos resultados motivacionais ou emocionais para os membros do grupo. Georgopoulous e Tannenbaum definem a eficiência do grupo como " a medida em que uma organização como um sistema social, realiza seus objetivos.
Pesquisas sobre liderança buscam caracterizar líder. Há verificação de traços físicos, intelectuais ou depersonalidade e comparam-no aos seus seguidores e dizendo que tendem a ser maiores, mas não muito, mais inteligentes, mas nem muito que os outros membros. Verificou-se melhor ajustamento ,dos líderes bem aceitos, em testes de personalidade. A partir destas idéias sobre traços e comportamento dos líderes, houve tentativas para encontrar técnicas para identificação de pessoas com as qualidades delíder. Criaram-se desde testes no papel à condições semelhantes à vida real. Mesmo os estudos de Bird e Stodgdill tiveram resultados pouco alentadores já que apenas 5% dos traços se repetiram em mais de 3 pesquisas, atribuindo-se isto ao fato dos traços de personalidade serem ainda pouco concebidos e Fiedler sugere que as características que colocam uma pessoa como líder podem ser bem diferentes dasque a tornam líder eficiente.
Conclui-se que a concepção de que deveriam ser atribuídas características específicas ao líder substitui-se pela nova interpretação de uma abordagem mais "situacional'' , que acentua a realização de funções necessárias e a adaptação a situações mutáveis . Assim os grupos devem ser flexíveis na atribuição da liderança a diferentes membros, de acordo com as...
tracking img