Resenha libanio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor Jânio verifique se está correto, pois de acordo com suas colocações continuarei o resumo ou farei outro.

Resumo do Livro “Pedagogia e Pedagogos, para quê?” de José Carlos Libâneo

Carlos Libâneo aborda no primeiro capitulo questões referentes ao campo do conhecimento e identidade do Pedagogo, ressaltando que os próprios educadores não chegam a um consenso mínimo sobre o tema,mantendo-se assim, antigas teses e preconceitos, como perceber a docência como base da identidade profissional do educador e a escola como local de trabalho capitalista. Sendo ainda notória a desvalorização do profissional Pedagogo e do Professor diante da sociedade e do poder publico.
Segundo Libâneo houve uma ampliação no conceito de educação e esta ampliação consequentemente afetou a Pedagogiacomo teoria e prática educativa. Fazendo-se necessário a pratica pedagogia em vários setores da sociedade como: família, sindicato, igreja, nos meios de comunicação, nas empresas, no serviço Publico etc. E com a ligação entre a educação e a economia, as mudanças que surgem no cenário do capitalismo internacional percebe-se grandes transformações e inovações tecnológicas e cientificas, ocorrendo ànecessidade de novas intervenções no processo produtivo, novos sistemas de organização do trabalho, mudança no perfil profissional e uma melhor qualificação do trabalhado, o que certamente abala os sistemas de ensino, demonstrando a existência de uma nova realidade a respeito do conhecimento e da formação, Levando o autor a afirmar que “o Pedagógico perpassa a toda a sociedade, extrapolando oâmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal.” Apesar de Libâneo entender a Pedagogia como campo exclusivo em relação às práticas educativas, ela não é valorizada por alguns intelectuais e profissionais da educação, que por volta dos anos 80 identificaram a pedagogia como “as habilidades profissionais”, Levando as instituições de ensino a diminuir os estudosespecíficos da pedagogia e até mesmo muitos Pedagogos disfarçar ou justificar diariamente sua profissão. Em virtude de atitudes como estas alguns sociólogos, filósofos e psicólogos da educação movimentaram-se para tornar inativo os estudos específicos da pedagogia. Os pedagogos se mantinham omissos e não procuravam rebater os seus críticos.
De acordo com o senso comum a “Pedagogia é a forma comose ensina a matéria, o uso de técnicas de ensino”, referindo-se assim a metodologia e os procedimentos, sendo a Pedagogia percebida de modo simplista e reducionista. Já Carlos Libâneo afirma que a “Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicosda configuração da atividade humana.”
O autor compreende os processos formativos como o objeto de estudo da Pedagogia, sendo o campo educativo variado e havendo diferentes formas da prática educativa como: educação formal, não formal e formal, onde se entende que a pedagogia tem um campo de investigação específico. E conceito ampliado de educação caracteriza-se como prática social, sendoarraigado no contexto geral da sociedade, tendo como agentes educativos múltiplos instituições e práticas. É através da educação e seus processos de comunicação e interação que os indivíduos absorvem habilidades, técnicas, atitudes e valores do seu meio cultural, sendo próprio do ato educativo o desenvolvimento do indivíduo em seu grupo sociocultural. Já a Pedagogia mediante conhecimentos sistemáticospesquisa as mudanças educacionais, procurando esclarecer os objetivos e processos de assimilação de saberes e formas de aça, ficando evidente que a pedagogo pode exercer sua profissão em varias instâncias da prática educativa. A mesma tem ainda duas características fundamentais:A intencionalidade e a prática social.
José Carlos Libâneo faz a distinção entre pedagógico e didático, onde o...
tracking img