Resenha libaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS, DIDÁTICA. SÃO PAULO CORTEZ,1994.

PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA.

O autor relata a importância da didática educativa na pedagogia, aqual afirma ser a linha principal de formação humana. Durante o processo educativo é o professor que liga o conhecimento do aluno fazendo essa ponte, papel importantíssimo para aformação dos humanos para a sociedade. O autor coloca a educação como um evento social universal demonstrando o papel da educação no contexto social visando dentro dos assuntos de politica,ideologia e muito outros, a importância do trabalho em grupo.
A prática educativa, pedagogia e didática são três conceitos interligados de tal forma que não se pode falar de um semcitar os outros. A educação escolar é um sistema com objetivos a serem alcançados, com alto grau de complexidade e organização, onde é levada em conta a importância da democratizaçãodos conhecimentos.
Libâneo deixa bem explicito que a prática educativa á a principal forma de determinar as ações da escola e seu compromisso social com instrução a formação doalunado.
O autor vem definir a didática como a mediação entre as dimensões teórico-cientifico e a prática docente. Dessa, forma, verifica-se que a instrução esta, de certa maneirasubordinada a educação.
Estas relações criam uma relação intrincada destes três conceitos básicos os quais são responsáveis pelo ato de educar, pois “não há sociedade sem práticaeducativa nem prática educativa sem sociedade”.
O processo de ensino é atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover ascondições e meios pelos quais os alunos ativamente adquiram conhecimentos, habilidades, atitudes, convicções, valores sociais e culturais. Este é o objeto de estudo da Didática.
tracking img