Resenha landa cope

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEM – ESCOLA DE TREINAMENTO E MENTORIADO

RESENHA DO LIVRO – MODELO SOCIAL DO ANTIGO TESTAMENTO

ALUNA: MARCELLA LOUREIRO

Modelo Social do Antigo Testamento

João Pessoa, 2012
Modelo Social do Antigo Testamento

COPE, Landa Lea. Modelo Social do Antigo Testamento. 2ª Edição 2008. Ed. Jocum Brasil. 232p.

Neste livro Landa Cope desafia seus leitores para uma descoberta de que a féinfluencia nossas idéias e ações em cada área de influência da sociedade.
Através da História, vemos que os cristãos influenciavam, pela sua forma de pensar e agir, as comunidades e nações nas quais viviam.
Martinho Lutero falava que um evangelho que não trata dos assuntos atuais, não é o verdadeiro Evangelho. A autora nos convida para o desafio de descobrir quais os pensamentos bíblicos quevão discutir os assuntos deste Século de uma forma eficiente e redentora, com o objetivo de ajudar a trazer os pensamentos e ações cristãs vitais, relevantes e eficazes, de volta ao Século XXI. Uma jornada, com mais perguntas que respostas.

Landa analisa um fato que foi o ponto de partida de seus questionamentos discutidos nesse livro, ao assistir um noticiário na TV despertou para o fato de quecidades com um alto índice de evangélicos não tem diminuído os índices de criminalidade, injustiças, sistema social falido, o que desqualificada a comunidade no quesito de qualidade de vida adequada. Chegando a conclusão que os valores bíblicos não estão sendo aplicados pelos cristãos de hoje, portanto, não se pode ver a influência que essas verdades teriam e tiveram na história. E buscando aDeus ouviu de forma simples, fundamental e permanente: " — A devastação que você está vendo é o produto do abandono da Verdade bíblica completa. Pregaram apenas salvação, como se fosse minha única mensagem."

Através dos dois últimos séculos, os cristãos, especialmente os evangélicos, têm desenvolvido uma visão dividida do mundo. Esse processo foi acontecendo em tempos, regiões e denominaçõesdiferentes, mas, podemos dizer que, atualmente, esse pensamento dicotômico domina a maior parte do Cristianismo.
Essa dicotomia se desenvolveu da seguinte forma: uma parte da Igreja era da opinião de que a salvação era por conta de Deus, portanto, a responsabilidade da Igreja era cuidar das necessidades básicas do homem como alimento, vestuário, abrigo, Saúde e, talvez até, Educação. Outra parte daIgreja reagiu com um forte "Não!". Sua opinião era a de que somente a alma do homem e a vida eterna tinham valor, portanto, o objetivo desse grupo se concentrava na salvação do homem. Eles se diziam preocupados com os assuntos espirituais, enquanto os do grupo anterior se preocupavam apenas com os materiais. Aqueles que achavam que a função principal da Igreja era somente a salvação dos homens setornaram conhecidos como evangélicos e começaram a se referir aos membros do outro grupo como liberais. Os evangélicos estavam preocupados com os assuntos eternos e espirituais. Os liberais estavam mais preocupados com assuntos mundanos do dia a dia.
A Igreja evangélica atual é uma igreja enorme, porém fraca, pois, perdemos a maior parte da mensagem do Reino. Porém, não precisamos parar de pregara mensagem da salvação individual, mas sim, precisamos desesperadamente recuperar as verdades essenciais contidas no restante da mensagem do Reino de Deus.

Quando alguém lhe pedir para fazer um trabalho, sempre pergunte como deve ficar o trabalho depois de concluído para que seja considerado um trabalho bem feito. A vida de Jesus na Terra ensina que Seu Pai o enviara, dentro do tempo e espaço,para que cumprisse objetivos específicos. Ele sabia quais eram esses objetivos e os cumpriu. O trabalho de alcançar o mundo inteiro não foi concluído na sua morte, mas Jesus entendeu que não tinha sido enviado para fazer tudo. Uma grande parte da missão iria ser completada pela Igreja que Ele estava deixando na Terra. Somente então Ele será glorificado na minha vida e por meio do nosso...
tracking img