Resenha Kraay, Hendrik. Definindo nação e Estado: rituais cívicos na Bahia pós-Independência (1823-1850), disponível no site da Revista Topoi.

647 palavras 3 páginas
Aluna: Rhuana Helena de Souza

Kraay, Hendrik. Definindo nação e Estado: rituais cívicos na Bahia pós-Independência (1823-1850), disponível no site da Revista Topoi.

Nação brasileira, povo baiano: festas cívicas

No início do século XIX as festas cívicas colocavam problemas complexos de representação pública e questões-chave sobre inclusão e exclusão da nação no centro da discussão e das festividades. Diversos setores e classes distintas participavam das festividades, alguns de forma mais ativa outros nem tanto. Assim, durante as comemorações cívicas, geralmente indiretamente questionava-se a versão oficial da história da fundação da nação e do estado ou atribuindo-lhe novos sentidos. Com a forte presença e cultura portuguesa arraigada no Brasil, as comemorações de aniversários, casamentos e coroações dos monarcas tornaram-se tradição no país. Com a formação do Império, via se a necessidade da concepção de feriados nacionais, então primeiramente criou-se 5 feriados. Porém na Bahia as datas cívicas não possuíam o mesmo significado do que na capital do Império. Na Bahia pode-se destacar duas cidades; Salvador e Cachoeira. Tais cidades ao longo dos anos mantiveram festas cívicas pomposas, isso se deve a elite baiana residente nos municípios citados, que mantivera contato e prestígio político. “O requerimento enorme (mais de mil assinaturas) enviado à assembléia legislativa nacional para solicitar a designação do dia 2 de julho como feriado em todo o Brasil indica a importânciado apoio popular e da identificação com a localidade para o estabelecimento de feriados”. (KRAAY, 1999, pp. 276-277) Entre 1830 e 1840 as principais comemorações cívicas da Bahia seguiam praticamente o mesmo ensaio, com desfile militar, Te-déum na catedral, iluminações em prédios públicos e privados, procissão com o retrato do Imperador seguidos por diversos setores e sucessivas vivas. Ao entardecer, a festividade gira em torno do teatro, com

Relacionados