Diferentemente dos outros Sociologos da sua época, Karl Marx originou uma corrente de pensamento revolucionária na prática social. A partir de conceitos econômicos, sociais e filosóficos, Karl Marx procurou compreender o capitalismo e modifica-lo para um sistema de produção melhor. O que já ocorreu segundo o pensador pela teoria do materialismo histórico. Marx não escreveu apenas para acadêmicos e cientistas, mas também para o proletariado, onde ele vira a semente de uma transformação politica, social e econômica.
Marx procura mostrar através de suas publicações, tais como o “Manifesto Comunista”, como o operário se tornou alienado quanto aos meios deprodução e politicamente. Visto que o Estado liberalista que se dizia imparcial era representado apenas pela classe dominante, ou seja, a burguesia. O marxismo se propunha como opção libertadora do homem alienado.
No capitalismo, o operário não possuí nada, sendo assim, é obrigado a sobreviver da sua força de trabalho, ele o faz em troca de salário. Dessa forma, no capitalismo, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Apesar de outros economistas já terem percebido que o valor das mercadorias dependia do tempo de trabalho gasto na sua produção, Marx foi mais além: Segundo o pensador, a valorização da mercadoria se dá no âmbito de sua produção, e assimsurge a mais-valia. A mais valia é o termo empregado por Karl Marx que se dá pela diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor de trabalho, essa seria a base do lucro dos capitalistas.
Para Marx, a história da humanidade é a história da luta de classes, da constante disputa por interesses que se opões, mesmo que não se manifeste sob a forma de conflito declarado. Foi assim que surgiu o capitalismo e consequentemente originaria o comunismo. Já que indivíduos de uma mesma classe partilham uma situação de classe que lhes é comum, incluído valores, comportamentos, regras de convivência e interesses. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resenha: karl marx e a história da exploração do homem - cristina costa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Karl-Marx-e-a-Hist%C3%B3ria/106710.html

MLA

"Resenha: karl marx e a história da exploração do homem - cristina costa" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Karl-Marx-e-a-Hist%C3%B3ria/106710.html>.

MLA 7

"Resenha: karl marx e a história da exploração do homem - cristina costa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Karl-Marx-e-a-Hist%C3%B3ria/106710.html>.

CHICAGO

"Resenha: karl marx e a história da exploração do homem - cristina costa." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Karl-Marx-e-a-Hist%C3%B3ria/106710.html.