Resenha José Murilo Contrução da ordem - Teatro das Sombras

1232 palavras 5 páginas
Relatório Seminário sobre o livro “ A construção da Ordem”
Autor: José Murilo de Carvalho
José Murilo de Carvalho faz uma análise sobre a trajetória política das elites brasileiras no período do Império. Ele comparou a manutenção da unidade nacional, a consolidação de um governo civil e a limitação da mobilidade social e política no Brasil, em contraste com a fragmentação, o caudilhismo, a instabilidade política e a maior mobilização nos países latinos americanos.
No Brasil havia uma maior unidade ideológica na elite política, o autor afirma que essas situações deram-se em países que houveram o capitalismo retardatário ou ainda em países que passaram por mudanças revolucionárias de natureza socialista.
Na ausência de uma burguesia poderosa coube ao Estado tomar a iniciativa de fazer medidas de unificação de mercados, da destruição de privilégios feudais, de consolidação de um comando nacional e também de protecionismo econômico.
O Estado agiu por meio da burocracia que ele treinou para tarefas de administração e governo, burocracia esta que poderia ter uma composição social variada, mas nos termos ideológicos e de treinamento eram sempre homogênios. O predomínio do Estado refletiu em uma certa debilidade das classes ou em setores de classe em disputa pelo poder. Daí vêm as frequentes fusões parciais entre os altos escalões da burocracia e a elite política, o que resultou em uma maior unidade da elite e em peso redobrado do Estado, de certo modo o próprio Estado representava-se por si mesmo, seguindo assim as tradições portuguesas.
As decisões da política nacional eram tomadas por pessoas que ocupavam os cargos do Executivo e do Legislativo, isto é, além do Imperador haviam os conselheiros do Estado, os ministros, os senadores e os deputados. Os partidos políticos eram totalmente parlamentares e seus líderes estavam no Parlamento e no governo.
Ao longo dos três primeiros capítulos, o autor aborda a elite política que toma o poder no Brasil após a

Relacionados