Resenha informativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Informativa
TAVARES, Mauro Calixta, Gestão Estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008. P.85 a 108.
Dayanne Serafim Belmonte Obando¹
A delimitação do negocio, formulação da visão, missão edo inventario das competências distintivas da organização, é a partir daí que se inicia o processo de gestão estratégica.
A delimitação do negocio refere-se ao espaço de oportunidade que a empresaquer ocupar; a visão consiste em saber qual o objetivo empresarial á longo prazo; a missão, definir quem a empresa é, e qual o papel que ela pretende desempenhar na área do espaço escolhido; e ascompetências distintivas, que vão ajudar no cumprimento da visão e missão.
É de extrema importância que cada um da organização se emprenhe para que a missão seja alcançada. A organização deve cuidar paraque as pessoas que trabalham para ela tenham uma ampla visão do que fazem ali, para que seus esforços e energias sejam voltados para o cumprimento da missão.
É necessário que haja uma identificação donegócio, depois a delimitação do espaço que a organização pretende ocupar, considerando oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente.
A definição do negocio deve considerar duas dimensões; osdesejos e necessidades que ela pretende satisfazer e a disponibilização de competências e habilidades para satisfazê-los.
Sua definição é resultado de um consenso estabelecido pelos lideres daorganização, levando em conta as perspectivas ambientais avaliadas. Ela deve orientar o comportamento do todos da organização e expressar o valor de cada um. Com isso ela pode se posicionar em dois sentidos:Amplo e Restrito.
Amplo>mercado>produto.
Quando se posiciona amplamente no negocio, a organização visa o produto como formas de satisfazer as necessidades do seu publico alvo.Restrito>produto>mercado.
Quando se posiciona restritamente, a organização tende a negligenciar o consumidor, focando-se apenas no seu produto. E o mercado “aceita se quiser”.

¹ Aluna do 6º período de...
tracking img