Resenha : infancia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO: INFÂNCIA E SOCIEDADE: O CONCEITO DE INFÂNCIA
KRAMER, Sonia. Infância e sociedade: O conceito de infância. 7ed. SP: Cortez, 2003.
Esse texto é dividido em vários tópicos, A criança Nasce ( historicamente), A descoberta da Infância: Os Dois Sentimentos de Infância, Concepção Atual de Infância, Essência Infantil ou condições de Existência: O conceito de Infância na Pedagogia, Aimagem de Infância na Pedagogia, A idéia de Natureza Infantil e a Significação Social da Infância, A abordagem da Privação Cultural e a Educação Compensatória, Origens dos Programas de Educação Compensatória; Fatores Explícitos, Fatores Não- Explícitos, Pressupostos Teóricos da abordagem da Privação Cultural, As carências Culturais, Determinismo Biólogo ou Determinismo Sociológico?, A linguagem,Criticas aos Pressupostos Teóricos, A falácia da Nova Tese das Aptidões, O modelo da Diferença Cultural a Variabilidade Lingüística, A Escola na Sociedade de Classes, Críticas às Criticas: O Risco dos Radicalismos. Paginas 15 a 45.
A concepção de infância está sendo analisado de várias formas, entender a criança na sociedade e não como natureza infantil. Desenvolve-se três linhas básicas dereflexão, a primeira delas tem como objetivo mostrar o sentimento e a valorização referindo à infância que nem sempre estiveram de forma como hoje são admitidos. A segunda mostra as significações ideológicas presentes tanto na pedagogia tradicional quanto na pedagogia nova. E a terceira indica um estudo sobre a abordagem da privação cultural, base teórica da educação compensatória.
Anteriormente oíndice de mortalidade das crianças era altíssimo e isso para a população era algo normal, considerado natural. A partir do século XVI as descobertas cientificam facilitaram o prolongamento da vida. Com o passar do tempo surge o sentimento de família e o sentimento de infância, com o isso o sentimento de infância acaba gerando uma dupla atitude, ou seja, preservá-la a criança do meio, mantendo toda asua imaturidade e ao mesmo tempo fortalecê-la propagando seu caráter. O conceito de infância deve renunciar de uma definição no interior das diversas classes sociais. Retirando algumas idéias do autor (pag.20)

Deve-se partir do princípio de que as crianças (nativas ou emigradas, ricas ou pobres, brancas ou negras) tinham e (têm) modos de vida e de inserção social completamente diferentes umasdas outras, o que correspondia ( e corresponde) a diferentes graus de valorização da infância pelo adulto, a partir de suas condições, sociais e culturais, e do papel efetivo que exerciam(exercem) na sua comunidade.
A educação passou por várias mudanças nos últimos tempos e essas mudanças provocaram uma serie de novas concepções de educação, denominadas como pedagogia tradicional e pedagogia nova.A Pedagogia Tradicional, a crianças eram submetidas a regras e exercícios repetitivos, o professor o é conhecida por não possibilitar uma maior interação entre o professor e o aluno, onde a crianças eram submetidas a regras e exercícios repetitivos. Contrapondo-se à concepção tradicional, a concepção pedagógica renovadora se ancora numa visão filosófica baseada na existência, na vida, naatividade, a criança pode se expressar com autonomia, não se baseia na autoridade do adulto, tendo mais liberdade sem sala de aula.
Com relação à característica social da infância, para o adulto a criança é um ser não produtivo que ele deve alimentar e proteger, isso quer dizer que é dependente do adulto. Segundo o autor “O princípio fundamental é o de que a criança deve ser concebida em função dasociedade de classes, não existindo em si mesmo”.
A educação compensatória servia para compensar à miséria, a pobreza, a negligência das famílias. Segundo Kramer “A educação pré-escolar começou a ser reconhecida como necessária tanto na Europa quanto nos Estados Unidos durante a depressão econômica dos anos 30”. Com isso vários professores, enfermeiros, e outros forneceram alimentação, proteção e...
tracking img