Resenha individual: “palavras: a ferramenta do executivo”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Resenha individual: “Palavras: a ferramenta do executivo”
29/02/12

Aluno
Paulo Shigueru Ishikawa

PALAVRAS: A FERRAMENTA DO EXECUTIVO
O indíviduo na organização – Dimensões esquecidas
Volume I
Jean-François Chanlat
3ª Edição 2011
Editora Atlas

A fala, através de palavras, representa o maior instrumento envolvido no desempenho da função do executivoe na obtenção de resultados.
Nem sempre a gestão do uso da palavra é de conhecimento do executivo, sendo fonte de tensões psíquicas que originam grande variedade de sentimentos.
O administrador deve conhecer as implicações do uso da palavra, o seu significado para o ser humano, restrições e regras que devem ser aplicadas e possibilidades que oferece para melhor lidar com as relações humanas.Para melhor desempenho do executivo é necessário identificar as forças que dificultam ou facilitam a qualidade dos intercâmbios no ambiente de trabalho e evidenciar as qualidades humanas e habilidades a serem desenvolvidas para que esteja em condições de interagir.

As Implicações da Fala
Talvez a fala seja o atributo mais importante que distingue o gênero humano.
A capacidade de estabelecer umarelação de significação entre a realidade concreta e abstrata através da linguagem possibilita o pensamento e dessa possibilidade permite ao homem o domínio e transformação do universo.
As interações humanas no curso da vida e através da fala constroem progressivamente e continuamente a identidade de cada um.
Portanto qualquer encontro, pessoal ou profissional, pode influenciar a construção daidentidade do individuo.

O uso da língua como sistema de signos na criação do sentido: Limitações e Possibilidades
A língua pode ser considerada um sistema de signos distintos onde os elementos terão significado quando tomados em conjunto e dentro de um contexto. Possui um encadeamento e fluência linear o que implica em temporalidade na reflexão do pensamento e criação de sentido e sua expressão.Devem obedecer a convenções sociais herdadas para entendimento mais amplo, regras gramaticais e convenções lexicais.
A escolha da palavra envolve a operação de seleção de termos em cuja organização resulta a produção e interpretação do sentido.
A forma com que se escolhe e dispõe os elementos para compor a tradução do pensamento e captação da situação revela preferências e capacidade de criação desutilezas.
O exercício contínuo de criação de sentido possibilita o descobrimento individual da própria imagem, revela o estilo e consideração à dimensão estética da expressão.
A língua apresenta limites quando a criação de sentidos ou nomes é determinada pelas experiências sensoriais vivenciadas e depende da realidade existente.

A utilização da fala na construção do eu e do outro: Limitações ePossibilidades
A fala é uma forma de expressão da própria identidade.
Na relação interpessoal, ao tomar a palavra o individuo procura exprimir e comunicar uma imagem de si mesma, procura fazer reconhecer essa imagem por outra pessoa, a qual se torna um recurso indispensável ao reconhecimento de sua identidade.
A fala utilizada obedece a regras explícitas e implícitas cujo desrespeito pode causardesconforto às pessoas, sofrimentos psíquicos ou mesmo perturbações psicológicas profundas, razão pela qual deve haver um comprometimento ético na interlocução.
Assim como a fala, rituais e gestos não verbais também obedecem a tradições e regras sociais e igualmente podem criar barreiras para a qualidade e êxito da conversação.
A partir do estabelecimento do diálogo verdadeiro o sentido deixa deser afirmativo para dar lugar a reflexão do conteúdo e crescimento do interesse mútuo.
As palavras podem representar facetas individuais escondidas sujeitas a interpretação e análise que podem ser reveladoras do outro dentro de nós.
A fala pode ser também uma oportunidade de exercer influência sobre a atitude e comportamento de outros.
O diálogo pode desempenhar um papel de elaboração de...
tracking img