RESENHA: IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS DE CAMPO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (Gilnei Machado)

1268 palavras 6 páginas
RESENHA: IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS DE CAMPO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (Gilnei Machado)
O que seria o aprendizado em geografia sem as aulas de campo? Haveria um aproveitamento adequado? Essas são algumas questões que iremos comentar sobre a importância do campo para o nosso curso: porque a formação do aluno fica mais ampla aliando a teoria à prática e sociedade com natureza.
No texto o autor cita várias vezes as idéias de Junker, B.H (1971) sobre a importância do trabalho de campo da formação profissional, ele afirma “que é duvidoso que alguém possa tornar-se um bom pesquisador social a menos que tenha tido a capacidade de encarar, com espírito de investigação, o mundo social no qual está inserido”. Concordando com Junker, é possível concluir que a universidade só formará profissionais capazes de resolver problemas de ordem sócio-ambientais se oferece condições para estes aprendam na prática, visualizem tais problemas e entendam a relação deles com o complexo conjunto de outros elementos em seu entorno.
Mas como não deveria deixar de ser, existem dificuldades que a maioria dos cursos em geografia enfrenta como a falta de um transporte adequado e recursos para realização de aulas de campo. O texto, de certo modo, assemelha as dificuldades da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão (objeto de estudo da pesquisa do autor), com as dificuldades que vivenciamos na nossa universidade.
Em relação a transporte esse seria desde já um problema, pois não são todos os alunos que podem pagar do seu bolso, carecemos alem disso de uma ajuda de custo, pois se a universidade é pública cabe a ela fornecer essa ajuda ao graduando. Onde estão as verbas para a educação nessas horas?
A expansão dos conhecimentos adquiridos apenas se completa com o campo porque dentre os benefícios podemos citar: o complemento do que foi visto em sala de aula, o interesse dos alunos ao estudo fora de sala e a formação da opinião do aluno sobre questões

Relacionados