Resenha imagens da organização

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
RESENHA

Aluno: Luiz Carlos de Almeida Oliveira Data: 03/09/2000

Professor: Heitor José Pereira

Identificação das Obras:

1) Administração Estratégica, 1998, Capítulo 1, pp. 23-45

2) Safári de Estratégia, 1998, Capítulo 1, pp. 11-25

Autores:

1) Wrigth, Peter; Kroll, Mark and Parnell, John

2) Mintzberg, Henry; Ahlstrand, Bruce and Lampel, JosephConteúdo:

Os dois textos apresentam abordagens diferentes, enquanto o primeiro apresenta uma forma um pouco mais rígida, o segundo se mostra mais flexível, apresentando perspectivas diferentes, classificadas em escolas, e incluindo uma série de fatores associados à realidade das organizações e dos processos de planejamento estratégico.

O primeiro texto contextualiza o processo de planejamentoestratégico, envolvendo a definição da missão e dos objetivos de uma organização dentro do seu ambiente (visão externa) e considerando os seus pontos fortes e fracos (visão interna). A partir destas definições as estratégias propriamente dita são definidas e um processo de acompanhamento e verificação é instituído. A determinação da estratégia organizacional, segundo o autor, é deresponsabilidade do CEO, sendo que ele pode e deve apoiar-se em muitos outros indivíduos da organização.

É dada muita importância ao contínuo processo de acompanhamento das estratégias, elas requerem mudanças constantes, pois a realidade também está em constante mutação. Por fim o autor cita que a razão maior da administração estratégica é a criação de riquezas para os proprietários por meio de satisfaçãodas necessidades e expectativas dos diversos “stakeholders”.

O segundo texto oferece uma análise bem mais rica da questão. Ao começar citando a fábula dos cegos e do elefante, ela já apresenta a idéia principal, que é a da existência de várias visões, diferentes porém complementares. São citadas dez escolas, a Escola do Design, a Escola do Planejamento, a Escola do Posicionamento, a EscolaEmpreendedora, a Escola Cognitiva, a Escola de Aprendizado, a Escola do Poder, a Escola Cultural, a Escola Ambiental e a Escola de Configuração. Este conjunto de escolas é agrupado em três categorais, as três primeiras são de natureza prescritiva, as seis seguintes apresentam mais preocupações com descrição de como as estratégias são, de fato, formuladas. O último grupo, formado também apenas pelaúltima das escolas apresenta uma característica multidisciplinar, em relação às demais.

Além desta visão mais abrangente, que apresenta as escolas, cujo estudo mais aprofundado é objeto dos capítulos seguintes do livro, são introduzidos outros conceitos importantes. Uma das questões relevantes é a citação e o reconhecimento das Estratégias Emergentes, que surgem da realidade e passam a compor,com as estratégias pretendidas e as não realizadas, uma resultante que define as verdadeiras ações estratégicas empreendidas na organização.

Outro aspecto interessante e ao mesmo tempo polêmico é a citação da ausência da estratégia como estratégia. São citadas como vantagens de uma ausência de estratégia a fuga dos controles rígidos e formais. Ficou uma dúvida e uma discussão sobre a forma comoesta questão se apresenta. Será mesmo uma falta de estratégia? ou será que a estratégia definida é deixar as coisas acontecerem, sem um processo formal e definido, mas com uma decisão consciente em virtude do conhecimento do potencial da empresa, da sua cultura, da sua capacidade de adaptação às mudanças, do seu mercado, das ameaças e oportunidades, enfim, será que não existe uma observaçãoestratégica que as coisas estão indo bem e que assim sendo não precisa de estratégias formais e rígidas ? Existindo isto, a estratégia também existe.

Conclusões:

É dado, principalmente pelos autores do segundo texto, um grande foco na questão de diversas escolas. É reforçada a necessidade de uma análise estratégica completa, buscando o entendimento das diversas visões, procurando conciliar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha descritva-imagens da organização
  • Resenha do livro "Imagens da organização"
  • Resenha capitulo 2
  • Resenha capito 3 imagens da organização
  • Resenha Critica do Cap II do Livro "Imagens da Organização"
  • Resenha do cap. 3 livro imagens da organização
  • resenha capitulo 2
  • Imagens da organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!