Resenha - ideias do canario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Idéias de canário - Um conto excepcional, principalmente para a época. Num tempo em que se cultuavam com fé quase sacra a ciência da época e , este canário subverte a cabeça de um característico sabedor da época.
No início a estruturação do conto recorre à crença popular de que o personagem é digno de confiança, visto que o Sr. Macedo estava ligado a estudos de ornitologia, portanto, alguém emquem se pode confiar.
A narrativa tem a presença de um narrador desconhecido que está contando a história. Contudo, dentro dessa mesma história, o canário pode ser entendido como o viajante, trazendo as suas experiências sobre o mundo. Estas mudam de acordo com o ambiente em que ele está inserido, pois, por mais que viajasse, na verdade, caía nas mãos de outro dono. O canário sempre terá uma novaexperiência para contar, uma nova definição de mundo. As suas mudanças de ambiente são consideradas viagens. Já o Sr. Macedo, nunca saiu do seu lugar. Sempre permaneceu ali. O Sr. Macedo sobreviverá conhecendo as suas raízes, as suas histórias, e tentando entender por que sempre será um eterno criado do canário. A história que se sucede traz à tona a sabedoria popular de um pássaro, um canárioque procura explicar ao homem o que é o mundo. A conceituação de mundo vai mudando de acordo com o lugar onde o canário se encontra. Quando ele está na loja de belchior, o mundo é a própria loja. Quando está na casa do Sr. Macedo, o mundo, para o canário, “é um jardim assaz largo com repuxo no meio, flores e arbustos, alguma grama, ar claro e um pouco de azul por cima” e quando o canário fogepara uma fazenda, o mundo “ é um espaço infinito e azul, com o sol por cima”.
Frisamos que nas três definições de mundo dadas pelo canário, é sempre ele quem
detém a sabedoria. O Sr. Macedo fica tão impressionado com as atitudes do canário que quer estudá-lo. A sabedoria popular está justamente aí, pois quem ensina os animais é o homem, nós que somos dotados de inteligência racional. Nesse conto,acontece o contrário, quem possui o ar de professor é o canário. É ele quem ensina o homem. A influência do popular está nesse fator: dar vida e, principalmente, sabedoria às personagens animais. O caso que ocorreu com o Sr. Macedo não é algo para o qual não se pode dar crédito, muito pelo contrário, senão não seria contado novamente. Na verdade, o homem sempre se julgou numa posição desuperioridade em relação aos outros animais, dominando a tudo e a todos
Dr. Macedo acabou por render-se à filosofia do canário: o homem por mais
dominador que pretenda ser não é nada diante da imensidão da natureza. Como disse o próprio Canário: “ – Que mundo? Tu não perdes os maus costumes de professor. O mundo, concluiu solenemente, é um espaço infinito e azul, com o sol por cima”
Essa idéia dedominação e de controle se abateu em Dr. Macedo, por isso à
intenção de ensinar o canário. Ora se ele era um ser irracional como não dominá-lo? No entanto, toda a natureza a nossa volta assim o é e não a dominamos, apenas aprendemos a nos adaptar a ela. E, é isso que o canário faz com o Sr. Macedo, ensina-o a adaptar-se as suas atitudes e ações, por isso o canário tem o ar de professor.
Desde aAntigüidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.
As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais.
O comportamento dos indivíduos esta sujeito a um aprendizado, do processo de socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissãogenética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada
O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado
Para Edward Tylor, 1871:Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade....
tracking img