Resenha huizinha homo ludens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Johan Huizinga escreveu Homo Ludens em 1938, e é interessante observar a repercussão e importância de sua obra, que ainda hoje é referência a muitos, seja tratando do jogo, que conceitualmente não diverge de brincadeira, seja tratando do lúdico, que no livro é exposto em várias formas de manifestações culturais. Porém, é necessário atentar para o fato de haver limite do contexto histórico quedefine a cultura, ou seja, passado o tempo de Huizinga, muito mudou. No entanto, sua obra é digna de reconhecimento, independentemente disso, ao que tudo indica, pois seja qual for a época, cultura ou classe social, os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem. O jogoestá na gênese do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo, onde se apresenta justamente o lúdico. A idéia de jogo é central para a civilização. O jogo vem como uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio (homo sapiens) e a fabricação de objetos (homo faber). O homem que brinca de Huizinga, nãosubstitui o homo sapiens, que sabe, e raciocina, mas se coloca ao lado e um pouco abaixo deste, mais ou menos na mesma categoria que o homo faber, que trabalha. O caráter de ficção é um dos elementos constitutivos do jogo, no sentido de fantasia criativa, imaginação. E ao contrário do que muitas pessoas podem admitir, é coisa muito séria e necessária, além de ser um direito. Enquanto o jogo dura, asregras que regem a realidade cotidiana ficam suspensas. As atividades humanas, incluindo filosofia, guerra, arte, leis e linguagem, podem ser vistas como o resultado de um jogo, a título de brincadeira. A escrita alfabética surgiu porque alguém resolveu brincar com sons, significados e símbolos. A filosofia fica como um grande jogo de conceitos. As guerras ocorrem segundo certas regras quelembram jogos e não excluem gestos de cavalheirismo. O lúdico desempenha um papel fundamental no aprendizado. Mas, não é o único componente do jogo. Existem outras funções para o mesmo, como competição e passatempo, contudo, independentemente de isso ser bom ou ruim, o que deve ser visto no jogo são seus aspectos criadores e não os negativos. Assim, buscar-se eliminar quaisquer vestígios de banalizaçãoe vulgarização da existência, vendo no jogo a possibilidade do exercício da criatividade humana.

O jogo está presente em nossas vidas de tantas formas, que às vezes jogamos sem mesmo ter consciência disso. A experiência do jogo provoca em todos nós uma série de situações e reações que parecem comuns a primeira vista (isso se deve justamente por causa da quantidade e variedade de jogos dosquais fazemos parte diariamente), mas que podem ser analisados mais a fundo. Quem sabe dessa forma não conseguimos descobrir um pouco mais sobre nós mesmos?
O professor e historiador Johan Huizinga já pensava a respeito do assunto na década de 30, quando publicou o seu Homo Ludens: o nome do livro faz referência àquele que Huizinga afirmava ser o próximo passo da evolução após o homo sapiens sapiens,ou seja: o homem que brinca.

Johan Huizinga (1872 - 1945)
Huizinga não era biólogo, mas o que ele faz em seu livro é um tratado anatômico. Da anatomia dos jogos. Porque jogamos? O que há nos jogos que nos atrai? Afinal de contas, o que caracteriza algo como jogo e pode torna-lo tão cativante? O professor dos países baixos dissecou seu objeto de estudo e de lá extraiu e nos explicou, órgão porórgão, qual a constituição do jogo. A seguir, apresento cada um dos órgãos vitais que ele encontrou, e você vai perceber que o rapazinho magrelo e frágil que joga RPG e senta na frente do professor e o grandalhão bagunceiro, jogador de futebol que senta no fundão podem ter mais em comum do que se imagina…
(digo, além do fato de ambos serem representantes da espécie homo sapiens, mas você me...
tracking img