Resenha História da Psicologia no Brasil - Origens ncioais

519 palavras 3 páginas
Resenha - História da Psicologia no Brasil - Origens Nacionais - Sonia Alberti
Em meados do século XIX , inicia- se no Brasil discursão á respeito do que seria psicologia, mais com base em literaturas de Canguilhem (1958) e de outros autores, levaram a considerar movimentos do campo cientifico na psicologia, " como legitimo". Desta forma aprofundaram-se estudos da psicologia no Brasil. O estudo em questão abordava o saber " in statu nascendi", com tambem temas dominantes como, racionalidades, jogo polítco, economico e social.
Por volta de 1900, foi pulblicada a tese "Duraçãodos atos psíquicos elementares nos alienados”. Visto como medição a discriminação, ao estudo que tinha como objeto a a ciencia empirica. Assim pssivel pereceber uma nova vetiorialização e propostas, como, " estátisticas morais", centros corticais pscologicos, “psicologia da percepção e das representações” e “hereditariedade psicológica”, entre outros.
Pode se observar a maneira pela qual os saberes psicológicos se tornaram palco de um conflito entre esses poderes; de um lado, sustentado pela filosofia - vinculada ao poder ainda soberano; de outro, pela medicina, que procura angariar forças e conhecimentos suficientes para fazer ruiras antigas formas de dominação. Outro contexto, que da base a origem dos discursos da importancia da psicologia, junto ao Direito e à Pedagogia.
Com Intuito de especificar anos de pesquisas em teses psicologicas, uma das veias das veias discursivas, e filosófica, e que tende a outorgar a cada indivíduo uma autonomia através da qual irá atuar no mundo.
Três tempos para as teses psicológicas sobre a alma:
1) O tempo da escolástica: Trata-se de um tempo lógico, atravez de uma conotação de divina, que atribui a cada ente um poder e uma identidade interior, semelhante a Deus. É a alma como substância, racional, que permite a formação de idéias, vinculada a uma teodicéia;
2) O tempo do ecletismo: Quando a alma se diferencia do corpo, deixa de ser uma substância,

Relacionados