Resenha Hall PROVA 12321233

998 palavras 4 páginas
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guarareira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2006.

Stuart Hall nasceu em Kingston, 3 de fevereiro de 1932. Foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, foi um dos fundadores da Escola de Pensamento que hoje é conhecida como Estudos Culturais Britânicos ou a Escola Birmingham dos Estudos Culturais. Hall publicou sobretudo ensaios em revistas acadêmicas e veículos de imprensa. Dava mais importância ao trabalho coletivo, editando publicações com expoentes dos estudos culturais. Essa concepção colaborativa do conhecimento se refletiu em sua decisão de, a partir de 1979, dar aulas na Open University, dedicada ao ensino e à pesquisa à distância. Foi professor lá até 1997, quando se aposentou. Faleceu em Londres, 10 de fevereiro de 2014.

O livro “a identidade cultural na pós-modernidade”, do autor Stuart Hall, faz uma análise geral sobre a identidade vivida na pós-modernidade. O livro está dividido em capítulos que abordam temas essenciais para o esclarecimento do que é e o que houve com a identidade com o passar dos tempos.
O autor faz a distinção de três concepções de identidade, que para ele fundamentam a nossa existência como sujeitos humanos, são elas: sujeito do iluminismo – individuo centrado, consciente; sujeito sociológico – individuo que interage com o outro; sujeito pós-moderno – individuo de várias identidades.
Stuart mostra que a identidade vem mudando com a mesma intensidade com que mudam as sociedades, pois como afirmam os sociólogos, a sociedade não é um todo unificada e delimitada. A constante mutação do sujeito humano ocupa um dos capítulos do livro, já que esse é um ponto que para o autor retrata o estado atual da identidade.
Stuart Hall baseia-se em muitas visões de autores para dar ênfase aos tópicos do seu livro, como por exemplo, a visão de Benedict Anderson (1983) que afirma que

Relacionados