Resenha: GUINDANI, Miriam. O processo deResenha: GUINDANI, Miriam. O processo de gestão da segurança pública municipal gestão da segurança pública municipal

433 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIDADE PÓS EAD - FARGS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Disciplina: Política de Segurança Pública
Professor: Leonardo Mazzurana
Aluna: Bruna Rossi Koerich (201502230615)

Resenha: GUINDANI, Miriam. O processo de gestão da segurança pública municipal

O artigo escrito por Miriam Guindani é uma apresentação da síntese das propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho sobre Segurança Municipal no Projeto “Arquitetura Institucional do SUSP”, em 2004. Tendo por objetivo analisar o papel do governo local na segurança púbica, o artigo está dividido em quatro tópicos, que serão brevemente apresentados nos próximos parágrafos.
O primeiro, Considerações Preliminares, trata-se de uma breve revisão do papel que os municípios brasileiros apresentam na gestão da segurança pública. A constituição de 1988 marca uma mudança na concepção, ao entender que a gestão é uma co-responabilidade dos municípios.
O segundo tópico abordado por Guindani é a expansão da segurança municipal no Brasil. Segundo a autora, até meados dos anos 90 apenas inciativas pontuais são observadas nos municípios em relação à segurança. Contudo, o aumento da criminalidade e da sensação de insegurança tensionou as gestões municipais para a elaboração de estratégias mais sistemáticas de segurança. Citando experiências como nos município de Canoas, Novo Hamburgo e Diadema, Guindani problematiza que as atuações municipais no campo da segurança ocorrem de forma bastante heterogênea no país.
O terceiro tópico, Mecanismos da gestão municipal de segurança urbana, é, sobretudo, dedicado à defesa de uma Matriz Integrada da gestão municipal da segurança. Para a efetivação da atuação articulada de forma integrada, prevê-se três etapas: a elaboração de um diagnóstico das dinâmicas criminais e dos fatores de risco; a formulação de um plano de ação para incindir na realidade diagnosticada; e a avaliação e monitoramento das ações. Guindani apresenta também

Relacionados