RESENHA GUERREIRO RAMOS2

583 palavras 3 páginas
Tema da obra
O tema da obra de Guerreiro Ramos é a assimilação e a adaptação crítica das teorias estrangeiras para a realidade brasileira.
Visão do autor
No desenvolvimento do livro, a visão do autor é exposta em algumas passagens. Percebe-se que, para Guerreiro Ramos, desde a fase colonial brasileira já se praticava a redução, denominada por ele “redução tecnológica”, por se tratar de adaptações feitas na produção agrícola. Segundo ele, técnicas estrangeiras eram importadas e colocadas em prática sob as adaptações necessárias ao contexto agrícola nacional. É notável também que o autor tem uma postura crítica no que se refere ao comportamento dos sociólogos brasileiros quanto à forma de apropriação das teorias sociológicas estrangeiras, pois entende que os mesmos o fazem de modo mecânico sem levar em consideração os pressupostos históricos originais e o histórico do local onde as teorias seriam aplicadas. Além disso, Guerreiro afirma que para o aprendizado e a prática da redução sociológica é necessário que se viva numa sociedade em que a autoconsciência assuma as proporções de processo coletivo, fundamentando-se numa lógica inseparável da sociedade.
Argumentos do autor
Um dos argumentos utilizados pelo autor é a apresentação dos fatores que levam a consciência crítica do povo brasileiro a um estado de emergência, apresentando assim, os efeitos sociológicos de cada fator. O primeiro fator indicado por Guerreiro Ramos é a industrialização.
(desenvolver...)
O autor estrutura seus argumentos no que chama de “leis da redução sociológica”, onde ele acredita que para se realizar a prática redutora da sociologia é necessário segui-las. A primeira lei exposta é a Lei do Comprometimento, a qual afirma que a prática da redução sociológica só pode ocorrer ao sociólogo que adote uma posição de compromisso com o seu contexto. A segunda lei é a do Caráter Subsidiário da Produção Científica Estrangeira em que expõe que a produção sociológica estrangeira não deve ser utilizada

Relacionados