Resenha guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme A Guerra do Fogo tem como plano de fundo as sociedades pré-históricas que dependiam do fogo para sobreviver às adversidades naturais e ao confronto com outras "tribos" humanas. No entanto, oque move a trama é a evolução da linguagem nessas sociedades.
Partindo da idéia de que a complexidade comunicativa indica o maior desenvolvimento de uma tribo, o filme começa mostrando uma tribopouco desenvolvida: apesar de possuírem o fogo, não sabiam como produzí-lo, e tratavam-no como algo sobrenatural. Assim, quando essa tribo é atacada e vencida por outra (as diferentes tribos sãoreconhecidas por suas próprias aparências físicas), seus membros são obrigados a procurar outro lugar para habitar e uma forma de possuir novamente o fogo. É essa busca que conduz a narrativa.
Diversasreflexões lingüísticas são possíveis a partir das relações entre os membros dessa tribo e entre outras tribos mostradas ao longo do filme. Seguindo-se uma teoria tipicamente darwinista, hierarquizando aevolução humana, nota-se que inúmeras transformações levaram o homem dos grunhidos animais e gesticulações grotescas – ambos pouco precisos – até a linguagem oral. Algumas concepções, por exemplo,admitem que as gesticulações e mesmo a fala se tornaram possíveis após o homem adotar a postura ereta, liberando as mãos e, conseqüentemente, a boca para a comunicação. No filme, o riso é uma forma decomunicação possível apenas às tribos mais evoluídas, enquanto as menos evoluídas são mais violentas e menos organizadas. Também o papel das mulheres nas tribos é diferenciado, revelando que mesmohábitos sexuais transmitem mensagens de menor ou maior complexidade.
A questão da linguagem, contudo, é abordada com maior destaque com relação ao fogo. O grande salto evolutivo que se percebe no filmeocorre quando um hominídeo da tribo menos desenvolvida aprende por observação a fazer o fogo (iniciar uma fogueira pela fricção de gravetos) e tenta ensinar a técnica aos outros. Tal sofisticação na...
tracking img