Resenha Giovanni Arrigh Adam Em Pequin

1403 palavras 6 páginas
RESENHA

Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI.
Editora Boitempo. 2008
[Prefácio: Theotonio dos Santos. Tradutor(a): Beatriz Medina]
Ihering G. Alcoforado

O livro de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim – Origens, e fundamentos do século XXI, apresenta e aplica um framework para análise dos macro processos de desenvolvimento que se desenvolveu na interface do Ocidente com o Oriente, tanto do ponto de vista econômico como institucional. Ou seja, o livro nos chama atenção dos desdobramentos históricos de uma forma asiática de organização da produção, a partir do seu contraste com a versão dominante no mundo ocidental.
O framework aludido se ancora numa releitura da sociologia histórica de Adam Smith e de Carl Marx e se configura como o esboço de um quadro analítico operacional e de uma teoria do desenvolvimento, a partir dos quais estrutura sua análise institucional comparativa da trajetória de desenvolvimento do Ocidente, fundado na Revolução Industrial, com a do Oriente, ancorado na Revolução Industriosa, para daí extrair seus argumentos que apontam a alternativa institucional chinesa.
Nesta direção, o primeiro componente do framework de Giovanni
Arrighi é um redirecionamento da análise marxista da esfera da circulação dos valores, levada às últimas conseqüências por Andre Gunder Frank em

Vol. IV – n o 6 – junho de 2010 |

179

seu “Desenvolvimento do Subdesenvolvimento”, para a esfera da produção dos valores, no rastro de Mario Tronti, o renovador da análise marxista no refluxo de 68 que, sob a palavra de ordem “Marx em Detroit”, retoma a agenda marxiana original focada no processo de produção, tal como posto no livro I do Capital. Arrighi atende o chamado de Marx, vocalizado por
Tronti, para deixar a “esfera barulhenta” do mercado e seguir o dono dos meios de produção” e, assim para redescobrir “não só como o capital produz, mas também como o capital é produzido”. (ARRIGHI, 2008, p. 65)
Sob esta palavra de ordem,

Relacionados