Resenha: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO – PIERRE GEORGE

1341 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI – UFPI
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: POPULAÇÃO

RESENHA
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO – PIERRE GEORGE

Taylane Nayara Araújo dos Santos.

TERESINA – PIAUI
DEZEMBRO DE 2013
GEORGE, Pierre. Geografia da População. 8ª ed. Rio de Janeiro-RJ: Bertrand Brasil S.A., 1991.

Um mapa geral da repartição da população mundial mostra uma grande desigualdade na ocupação da superfície. E esta desigualdade é apontada pelo autor a partir de dois fatores principais: os fatores naturais e os fatores históricos.
O autor também ressalta que foi Max Sorre o criador do termo “ecúmeno”, usado para designar o meio adequado a vida permanente das coletividades humanas em oposição ás faixas inabitáveis. O ecúmeno é portanto o conjunto dos países onde a humanidade vive e procria.
Ressalta também que a desigualdade na ocupação de algumas regiões na superfície, isto é, a ausência de povoamento, como por exemplo nas regiões polares (regiões árticas e antárticas, terras de inverno permanente), pode ser explicada principalmente pelo rigor climático, continentalidade e disposição de relevo. Já nas regiões desérticas, a ausência de povoamento é explicada pela aridez, insuficiência e precipitações.
Desse modo, exceto esses três domínios, o do frio, da aridez e das concorrências vitais, as condições de vida, por diferentes que sejam, são favoráveis à expansão da espécie humana tanto pelas facilidades de desenvolvimento e fecundidade do organismo humano como pelas possibilidade de estabelecimento de sistemas de produção de alimentos.
Logo em seguida Pierre relata a respeito da disparidade da ocupação do continente europeu e dos seus prolongamentos asiáticos que está relacionado a certos dados da geografia natural, bem como, a continentalidade crescente do clima ocidental. Cita ainda a Revolução Industrial, acrescentando que o brusco crescimento de população que acompanhou a

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas