Resenha gadotti, moacir. organização do trabalho na escola – alguns pressupostos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GADOTTI, Moacir. Organização do Trabalho na Escola – Alguns Pressupostos. São Paulo, SP: Editora Ática, 1994

O autor inicia sua obra dizendo que a disciplina Organização do Trabalho na Escola tem como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimentos básicos a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho, a gestão e a participação na escola, para assim identificar os problemas ebuscar alternativas de intervenção na realidade escolar.
O conteúdo básico da disciplina está dividido em três unidades: A escola enquanto local de trabalho, A administração da unidade escolar e Autonomia da escola e participação na gestão escolar. Ele diz que essa disciplina é abrangente e busca atender a atual necessidade de reorganizar o trabalho da escola como unidade autônoma, dinâmica elócus fundamental da educação.
Moacir cita alguns temas geradores centrais da questão escolar, tais como, Quem faz parte da escola, a estrutura da escola e o sistema educacional, os atos escolares, os meios escolares, relações sociais na/da escola, a escola em conflito e limites e possibilidades da escola. O autor diz que a disciplina Organização do Trabalho na Escola é uma disciplina complexa, jáque a questão da escola é complexa, ele então se propõe a examinar neste livro, alguns pressupostos, tratando da história da educação, do sistema educacional, como a sociedade encara a escola e como ela a representa, o educador brasileiro e a origem da escola, do seu desenvolvimento e das perspectivas atuais.
No primeiro capitulo, “Educação Brasileira – Uma primeira aproximação” o autor contaque os historiadores dividem a historia da educação brasileira em três períodos: primeiro do descobrimento até 1930, onde a educação era tradicional e marcada pela religiosidade. Segundo de 1930 a 1964, em oposição à escola tradicional, surgindo a Escola Nova, com ideias liberais na educação. Terceiro, o período pós-64 foi um período marcado pelo distanciamento entre Estado e Sociedade,predominando o tecnicismo educacional, a educação era autoritária dos governos militares, e após 1985, a educação revela um enorme atraso, a qual dura até hoje.
A constituinte de 1987 debateu os problemas educacionais, porem esses princípios estão na Constituição publicada em 5 de outubro de 1988, porem não colocadas em prática. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e permaneceram até 1759, comandando aeducação com bases em conteúdos inspirados na escolástica. Esses foram expulsos do Brasil pos Marques de Pombal, o qual defendia ideias que trariam reformas no campo educacional, lutando pela escola pública. A vinda da família real ao Brasil trouxe consigo a implantação de vários cursos, como de Cirurgia e Anatomia, cursos técnicos e artísticos e ainda a criação da Academia Real da Marinha e aBiblioteca Pública.
Em 1820, sob o controle da burguesia lusitana, e também após a Independência do Brasil, foram criadas duas faculdades de Direito, uma em São Paulo e outra no Recife. Durante a Primeira Republica, após ter tido conhecimento do atraso educacional através de Rui Barbosa, colocou então em questão o modelo educacional herdado do Império. E em 1894, a Constituição republicana criou alaicidade do ensino.
Nos primeiros vinte anos do século XX, inspirados nos ideais liberais, foram criadas varias Escolas Normais de formação de professoras primárias, pretendendo combater o analfabetismo. Assim sendo, em 1924 foi criada a Associação Brasileira de Educação (ABE), reunindo conhecidos nomes de educadores brasileiros, estimulando o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, omovimento renovador da educação, em favor do ensino fundamental público, laico, gratuito e obrigatório.
A revolução de 1930 produziu importantes transformações no campo educacional como à criação do Ministério da Educação e a elaboração do capítulo da educação na Constituição de 1934. Já a constituição de 1937 apresentou o ensino profissionalizante, a Constituição de 1946 estabeleceu que a União...
tracking img