Resenha: FREUD: INSCONSCIENCIA E APRENZAGEM

802 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Campina grande Centro de Educação e Saúde
Unidade Acadêmica de Educação
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Psicologia da Educação Docente: Leornado Discentes: Dioginys Cesar

RESENHA: FREUD: INCONSCIENTE E APRENDIZAGEM.

Cuité/PB Junho/2014

Título da Resenha: FREUD: INSCONSCIENCIA E APRENZAGEM
Livro: Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao Construtivismo/ Nelson Piletti, Solange Marques Rossato – São Paulo: contexto, 2011.
FREUD: INSCONSCIENCIA E APRENZAGEM é um capítulo do livro Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao Construtivismo do autor Nelson Piletti, que apresenta ideias de Sigmund Schlomo Freud (1856-1939) permitindo uma melhor compreensão do funcionamento do psiquismo humano do pensamento, sentimentos e comportamento que repercutem nas relações produzidas no cotidiano escolar.
O capitulo inicia contando a história do próprio Freud, que nasceu em Freiberg, e em 1873, ingressou em medicina, interessou-se pelos estudos de Psiquiatria passando a estudar mais especificamente, a histeria (as psiconeuroses) que levaram a fundar a Psicanálise. Em princípio, nos seus estudos sobre a histeria (transtorno com sintomas físicos, mas sem que se constante uma causa física) emprega a hipnose (em transe, o paciente recorda um evento traumático, nunca descarga emocional) com o intuito de explicar e eliminar os sintomas histéricos.
O autor descreve resumidamente que a Psicanálise é uma teoria da personalidade que entende

Relacionados