Resenha - freud alem da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Filme Freud Além da Alma

O filme trata da descoberta, por Freud, da Psicanálise. Nele Freud, em sua linha de pensamento, que encontrava resistência da alaconservadora da Medicina, descobriu que o ser humano é dividido entre consciente e inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.

Freud viaja a França para estudarcom Charcot, que era o maior estudioso da histeria à época.

Charcot demonstrava que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Aoregressar a Viena, Freud uniu-se ao clínico geral Breuer, também um apreciador da hipnose e compartilharam pacientes e teorias.

Ao se aprofundar nas sessões com ospacientes, Freud se apercebeu que para se alcançar o inconsciente não era necessário que o paciente fosse hipnotizado, utilizando a associação livre de idéias. Mais tarde,Freud elaborou a teoria das neuroses, cuja origem está na sexualidade infantil. Breuer discorda dessa concepção teórica e deixa os estudos sobre a histeria de lado.

Ofilme mostra também o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o impensável, a suaprópria essência. Descobriu o amor que ele nutria pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, chegando ao complexo deÉdipo.

O fato de não ter medo de romper com o passado, não ter medo de opiniões divergentes da sua, bem como sua obstinação, foram fundamentais para que Freudiluminasse o inconsciente e o seu funcionamento.

Trata-se de um filme muito interessante que nos ajuda a compreender melhor a linha de pensamento desenvolvida por Freud.
tracking img