Resenha foucoult

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conteúdo do trabalho que se segue apresenta a análise do filme Good Night, and Good Luck (2005), juntamente com os textos Estado de Exceção (AGAMBEN,2007) e Microfísica do Poder: Soberania e Disciplina (FOUCAULT). Em um primeiro momento, observaremos assuntos específicos abordados em cada um deles para, posteriormente, criarmos uma relação comparativa dentro da presente discussão.Inicialmente, o filme Good Night, and Good Luck apresenta recortes históricos num período temporal. Híbrido de ficção, o filme tem caráter educativo, o que era característico da época. Lançado no ano de 2005 e dirigido por George Clooney, que também atua no filme, tem como participação no elenco David Strathairn, Robert Downey Jr. e Patricia Clarkson. O roteiro, a grosso modo, se resume em Edward R. Morrow(David Strathairn) que é um âncora do programa de TV ‘’ Person to Person’’ e luta para mostrar em seu jornal os conflitos do macarthismo. Ele desmascara o senador McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, o intimida iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Edward R. Morrow apresenta uma cidadaniaesclarecida e podemos perceber em algumas passagens seu ponto de vista sobre a televisão; Embora trabalhe em um programa televisivo, defende que a TV distrai. (FALAR MAIS DO FILME, MULHER DE UM DOS JORNALISTAS DO GRUPO DE MORROW QUE PARTICIPOU DE REUNIOES COMUNISTAS NO PASSADO, COMPROMETENDO ELES COM ACUSACOES ADVERSARIAS.// CIGARRO, PROPAGANDA)
Podemos observar claramente a relação que o filme faz entrepolítica de poder, macarthismo e o Estado de Exceção. A partir disso, refletimos como a liberdade democrática só foi possível com o Estado de Exceção, ou seja, o estado de repressao. Estado esse representado culturalmente. Antes de adentrarmos no Estado de Exceção, especificaremos os pontos apresentados por Foucault no capítulo XII (Soberania e Disciplina). O autor inicia sua argumentação partindoda relação entre poder, direito e verdade; apresentando que em qualquer sociedade o poder nos submete a produção de verdade e só pode ser exercicido atraves dessa produção de verdade. Esse poder acaba produzindo discursos de verdade com efeitos poderosos e abrangentes, e em nossa sociedade Foucault ressalta que existe nela um caráter especial nesse ponto. Há uma produção de verdade que devemosacreditar e seguir para que haja a geração de riqueza. Essa verdade é a lei da sociedade atual, que nos induz e nos rege juridicamente. O autor também que argumenta que são as relações de poder montam o caráter social e que essas relações precisam da produção e da acumulação do discurso da verdade parq eu o poder possa se legitimar.
Foucault observa o contexto histórico na idade media dessaprodução de verdade, ou seja, a elaboração do pensamento juridico. Investiga que a teoria do direito apresenta desde então o problema da soberania, uma vez que a ênfase dessa teoria sempre foi fixar a legitimidade do poder. Desse problema, aparece a discussão sobre a forma de dominação, onde não é compreensível para o autor uma dominação geral de um sobre o outro, do rei sobre o súdito, mas sim osdiversos funcionamentos no interior do corpo social. Através de instituições que devem ser reponsaveis por demilitar e organizar o direito, o poder deve ser captado em certas regiçoes e locais. Seguindo com os problemas de soberania apresentados por Foucault, nos é apresentado a soberania e obediência contra a dominação e sujeição. A questão da soberania é fundamental para o direito, o que para o autordeveria ser substituido pela dominação e sujeição. Além disso, segundo Focault, uma intervenção material é capaz de criar uma sociedade de corpo único, ou seja, uma sociade cuja os ideais e a cultura sao massificados, a qual é movida pela soberania
De uma certa forma, Foucault nos apresenta reformulações no âmbito do direito e sociedade fornecendo cinco ‘’precauções metodológicas.’’ Em...
tracking img