Resenha FORDISMO, TOYOTISMO E VOLVISMO: Os Caminhos da Indústria em Busca do Tempo Perdido

1281 palavras 6 páginas
Marianne Lidiane Alves Pereira

Trabalho de Teoria de Administração
FORDISMO, TOYOTISMO E VOLVISMO:
Os Caminhos da Indústria em Busca do Tempo Perdido.

Belo Horizonte
Introdução

Artigo publicado pela RAE (Revista de Administração de Empresas) no ano de 1992, por Thomaz Wood Junior, um engenheiro químico, já fazendo mestrado em administração de empresas, que redigiu um material que organizou a base de toda a reestruturação industrial; organização trabalhista e os métodos produtivos empregados pelos sistemas automobilísticos: Ford, Toyota e Volvo.
Este trabalho mostrará três metáforas: a ascensão e queda da produção em massa- o
“Sistema Fordista”; o nascimento e as características do “Sistema Toyota”; e o surgimento do “Sistema Volvo”, também poderemos obter uma visão gral sobre o processo de transformação e reestruturação da indústria neste século.

As Origens das Organizações Máquinas
Segundo o autor, a palavra organização vem do grego “organon”, que significa instrumento, logo organizações é uma forma de entidade destinada a viabilizar a obtenção de objetivos predeterminados. Wood Junior associou o Fordismo à metáfora da máquina, sendo que este conceito foi utilizado a partir de certo estágio do processo de industrialização. Através desta metáfora passou-se a usar as máquinas como metáforas para nos mesmos e a moldar o mundo de acordo com processos mecânicos. Nesse processo a vida humana sofreu grandes transformações, desde a forma de produção até a própria constituição da sociedade. Mais a idéia central continua sendo que as organizações são sistemas racionais que devem operar da forma mais eficiente possível. E foi fazendo uso dessa idéia que Taylor desenvolveu princípios baseados na separação entre trabalho mental e físico e na fragmentação das tarefas. As aplicações desses princípios resultaram em uma nova força de trabalho, marcados pela perda das habilidades genéricas manuais e um aumento brutal da

Relacionados