Resenha - Financeiriza o global

583 palavras 3 páginas
Resenha 08 – Financeirização Global – O Padrão sistêmico de riqueza do capitalismo contemporâneo.

Uma das características do capitalismo contemporâneo, resultado das transformações ocorridas no período pós-anos 1970, é a existência de uma dominância financeira, ou financeirização global, no termos de Braga. Ele destaca que, na financeirização global, os capitais buscam valorizar-se, simultaneamente, através do processo de renda, gerando efetivamente lucros brutos e salários, e do processo de capitalização, onde se busca a valorização patrimonial por meio de juros, dividendos e rendimentos oriundos de operações financeiras. Logo, o conceito de capital financeiro se atualiza pelo modo como a riqueza é mundialmente monetizada sob a forma financeira.
A financeirização está embasada em uma macroestrutura financeira, na qual a riqueza crescentemente assume uma dimensão simbólica. A existência funcional do dinheiro como signo supera sua existência material pela criação das quase-moedas, isto é, ativos financeiros que podem ser emitidos privadamente e funcionar como meio de pagamento. As quase-moedas combinam liquidez e rentabilidade, já que é possível estar quase-líquido desfrutando das taxas de juros correntes, que exprimem a liquidez e as expectativas de variação de preços dos ativos financeiros
Uma das raízes da financeirização provém da mudança no sistema de financiamento do investimento produtivo, que era baseado nos lucros internos das empresas, no crédito bancário de curto e médio prazos e no funding estável do mercado acionário e de títulos, proporcionado pelos fundos de pensão e seguradoras. Estreitavam-se pelo fenômeno mencionado de substituição da moeda por ativos financeiros geradores de juros. Isto é, os bancos passavam a ter como prioridade a administração de seus passivos para correr atrás de como financiar a demanda por empréstimos, deixando em posição subordinada a gestão de seus ativos, os investimentos e empréstimos.
Os processos de valorização da

Relacionados