Resenha filme O dia que durou 21 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto




Resenha: O Dia que durou 21 anos












Resenha filme: O dia que durou 21 anos:

Memória que durará a eternidade
O dia que durou 21 anos, o filme trata sobre o período que englobou um quinto da história do Brasil no século XX, a ditadura militar, porém com uma mensagem muito especifica, a ditadura ocorreu por desejo e total apoio dos Estados Unidos da América.Apesar do sugestivo nome passar a idéia que o filme falará dos acontecimentos internos do Brasil em tal período, o mesmo se baseia totalmente nas relações políticas entre as duas nações, sobretudo a influencia estadunidense em terras brasileiras.
Utilizando-se de linguagem de fácil entendimento, a obra, aborda o assunto de um a partir de um ponto diferenciado, analisa os acontecimentos noBrasil do ângulo estadunidense e suas interpretações e influências no que estava acontecendo e de que forma direcionavam tais ocorrencias a seu favor e benefício.
A partir de documentos e novas fontes surgidas nos Estados Unidos, começa tratando sobre o período do governo de João Goulart, e como em pleno período de Guerra Fria, o governo estadunidense se preocupava em evitar a perda do apoiobrasileiro como nação mais influente entre as latino-americanas para o lado soviético, como havia ocorrido com Cuba com o governo de Fidel Castro, porém seria o Brasil uma ameaça muito maior capaz de guiar a América Latina para uma política de autossuficiencia contra os Estados Unidos. Para tal com a chegada do novo embaixador Lincoln Gordon (que viria a se tornar mitíca figura do cenário políticobrasileiro) o governo dos Estados Unidos passa a usar a premissa de que Goulart tinha uma ideologia esquerdista, dando abertura para um possível tomada de poder por comunistas, levando os Estados Unidos a necessidade de agir para cuidar de seus interesses, sendo ainda no governo Kennedy o ínicio das movimentações da CIA para preparar o país para a tomada do governo por militares vinculados asinfluencias estadunidenses. "Kennedy dava sinal verde para que Gordon organizasse o golpe com opositores políticos e militares." O primeiro passo era dado com a criação do Instituto Brasileiro de Ação Democrática e a circulação de propaganda anti-comunista e a favor do golpe militar, convencendo a população civil de que um golpe militar era necessário e o melhor para o Brasil. Estava aberto o caminhopara o general Mourão Filho.
Com o comicio de Goulart na Central do Brasil, os Estados Unidos sentiram seus interesses seriamente ameaçados pela política de reforma do governante brasileiro abertamente apoiados por partidos comunistas brasileiros. Já em períodos do governo Jhonson, ameaças de um golpe comunista liderados por Goulart e Brizola, estava cada vez mais perto, segundo a visãoestadunidense.
Com a "Operação Brother Sam" o caminho estava formado para o golpe, os Estados Unidos tomavam os direcionamentos a serem seguidos pelos conspiradores, escolhiam seus líderes e observavam aguardando o momento exato para que os militares tomassem o poder. Os Estados Unidos começavam a se movimentar, não só com apoio político, mas com apoio militar estrategicamente posicionados nacosta brasileira, caso houvesse necessidade de combate e apoio as forças anti-Goulart. Castelo Branco que estava em constante contato com Lincoln Gordon havia sido escolhido para assumir o poder.
E no dia dos tolos os militares marchavam rumo a capital do Brasil, tomavam o poder e surpreendentemente sem resistencia por parte do presidente, sem derramamento de sangue, sem necessidade de apoiodo Brother Sam, Goulart se ausentava de seu cargo rumo ao Rio Grande Sul, deixando o poder para os generais.
Usando das bases da constituição os militares legitimavam a tomada do governo e a posse do general Castelo Branco, porém enfatizando que era aquele um governo civil, apoiado tanto pela população, quanto pela cristandade brasileira, e certamente apoiado pelos Estados Unidos que logo...
tracking img