Resenha filme troia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Tróia
Universidade Federal de Uberlândia
Campus Pontal- Curso Pedagogia Noturno
Pedagogia -1º Período-Noturno


Introdução: A presente resenha trata do Filme Tróia produzido nos EUA, em 2004 dirigido por Wolfgang Petersen baseado no chamado Ciclo Troiano que reúne varias historias e mitos relacionados à destruição de Tróia.


O filme baseia-se em fatos ocorridos há 3.200 anosou 1200ac. Nessa época a Grécia não possuía governos únicos e sim vários reis cuidando da suas regiões; gregos e troianos vinham de uma disputa pelo poder de terras vizinhas ao mar negro, ricas em minérios e trigo; houve um encontro em Esparta entre os dirigentes das duas cidades e decidiram que ao invés de lutarem com seus exércitos, somente um de seus homens, o mais forte, lutariam entre sievitando assim o sangue de muitos guerreiros. Para defender Esparta, Aquiles filho de uma deusa (Tétis) com um humano (Peleu) era considerado um semideus e o melhor guerreiro da Grécia e num só golpe derrota o guerreiro troiano e firmam então um acordo de paz entre os dois reinos. Depois de algum tempo representantes de Tróia vão a Esparta em missão diplomática e desencadeiam acontecimento quemudaria para sempre a historia.
Era noite de festa, muito vinho e mesa farta, utilizava utensílios todos de prata, metal e cobre, muito brilho, ostentação e luxo, eram os hábitos e costumes da época; mulheres passivas, mas com vestimentas sensuais, jóias bem trabalhadas, maquiagem expressiva, pele bem cuidada, eram cultuadas pela beleza e adoradas como um objeto de luxo, pois eram educadas para isso efoi justamente por uma mulher que inicia-se a guerra entre Gregos e Troianos que duraria 10 anos, pois viviam numa época onde cultuar a guerra era tradição.
Paris, um dos filhos de Príamo rei de Tróia (na península hoje ocupada pela Turquia) se encantou pela beleza de Helena considerada a mulher mais bela do mundo e invejada pelas próprias deusas do Olimpo, era mulher Menelau do rei de Esparta.Depois de uma noite de amor e juras de amor, Paris resolve raptar Helena e deixa a cidade no dia seguinte a contragosto de seu irmão Heitor, que queria devolver a rainha.
Menelau e seu irmão Agamenon (rei de Micenas) perceberam o que ocorreu e reúnem forças para resgatar Helena e defender sua honra em uma ação contra Tróia.
Os filhos de Príamo enfim chegam a Tróia com a certeza de que toda aGrécia em breve estaria atrás deles.
Helena foi bem recebida pela corte apesar de trazer certo mal estar entre a família, inclusive a sobrinha do rei, a jovem Brizeis.
Aquiles era contra o reinado de Menelau e não cedia jamais aos seus caprichos, teve que ser convencido por Ulisses, seu grande amigo que tinha influências direta com o rei a participar do ataque contra Tróia; depois de muitaresistência Aquiles parte na frente rumo a Tróia para o ataque juntamente de seu estimado primo Pátroclo e uma tropa bem armada. Mas seu principal objetivo era fazer o que fazia de melhor, ser um guerreiro inesquecível e imbatível num verdadeiro jogo de poder; numa conversa com sua mãe ela lhe disse que se ele fosse para aquela guerra não voltaria mais e que a gloria estava de mãos dadas com seu destino.Aquiles chega primeiro a Tróia e logo atrás um exercito com mais de mil caravelas lotadas de guerreiros comandadas pelo Rei Menelau. O guerreiro imortal invade primeiro o templo do Deus sol, lugar mais sagrado de Tróia, mata destrói e prende como sua escrava a sacerdotisa Brizeis.
Menelau liderado por Agamenon invade as praias de Tróia com seus exércitos fortemente armados com lanças, escudos,armaduras confeccionadas de metal que era a base de suas armas e num desses ataques toma como escrava Criseida filha de Crisis, apóstolo de
Apolo (divindade solar na tradição grega), por esta razão Apolo lança sobre os soldados gregos um peste e mata vários deles, então Aquiles propõe a devolução da escrava para acalmar o Deus Apolo, mas Agamenon só aceita se ficar com Brizeis a escrava de...
tracking img