Resenha: filme termpos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tempos Modernos

Modern Times (br/pt: Tempos Modernos) – 1936, de Charlie Chaplin, retrata a vida do homem e da máquina, em uma referência clara a Revolução Industrial, e suas mudanças tecnológicascom profundo impacto econômico e social. É apresentado Carlitos, o personagem de Chaplin, como o trabalhador que conduzia máquinas e fazia parte do processo produtivo industrial e a necessidadeconstante na agilidade deste ciclo de produção. Nesta rotina de trabalho árduo e quase escravista, Carlitos tem sua saúde corrompida e é internado em um hospital.
De uma maneira muito divertida, TemposModernos passeia entre os contrapontos encontrados neste período, como a dificuldade das fábricas em acompanhar este processo e se manterem e os movimentos de trabalhadores, em que Carlitos, ao sair dohospital, se envolve sem intenção, sendo confundido com um ativista comunista ao balançar um pano vermelho, que acaba por atrair manifestantes. Conhece uma moça, Paulette, que passa fome e tem queroubar pão para se alimentar. É presa e o operário arma um pequeno esquema para ser preso também. Os dois conseguem fugir e vão morar juntos.
Para se manterem, Carlitos arruma alguns empregosfrustrados, se mete em novas confusões e é preso novamente, desta vez por desacato a autoridade policial. Após mais este incidente, Paulette consegue um emprego de dançarina, onde arruma para Carlitos otrabalho de garçom e cantor, que rouba a cena, ganhando inúmeros aplausos. Para estragar a festa, surge novamente a polícia, desta vez para prender a moça e levá-la para um orfanato. Por fim, os doisconseguem novamente fugir e partem rumo a novas aventuras.
O filme é acima de tudo uma mensagem social sobre a evolução das máquinas e a mudança que todo este processo representou na vida da sociedade. Otrabalho de pessoas sendo substituído por grandes e modernas máquinas, que pertenciam aos donos dos meios de produção, patrões, os quais passaram a receber todos os lucros.
Tempos Modernos é uma...
tracking img